AtividadesAtividades de AlfabetizaçãoAtividades de ArtesHistória InfantilPoema Infantil

Atividades com poemas de Cecília Meireles para crianças

atividade com poemas de cecilia meireles 05

Em tempos de confinamento, nós pais buscamos encontrar ideias de atividades para entreter nossos filhos. Em geral, estão aquelas relacionada à música, à dança, à pintura. Também muitos de nós optamos por incentivar o hábito da leitura. Lemos muitos contos para nossos filhos. Mas é certo que deixamos de lado a poesia. Talvez por desconhecimento, por acreditar que é uma leitura mais difícil, por achar que a criança não vai entender. Nesta publicação, vamos desmistificar essa crença ao sugerir atividades com poemas de Cecília Meireles para crianças.

Quando começar a ler poesias para crianças?

Desde sempre. Podemos ler pequenas estrofes, poesias curtas, textos poéticos bonitos. Até os 3 anos não devemos ter a pretensão de que entendam o texto. Está claro que é mais fácil ler um conto, já que os textos vem acompanhados de imagens e os diálogos ajudam na compreensão da sequência dos fatos. No entanto, há muitos poemas que são narrativos e podem, perfeitamente, ser lidos para o público infantil.

A partir dos 3 anos, sobretudo, a criança começa a vivenciar um período sensível de linguagem. Há um interesse latente pelos sons das letras. Ela busca associar o som à sua grafia. Os poemas rimados podem ajudar nesse processo.

atividade com poemas de cecilia meireles 01

Um dos livros que temos em casa é Ou Isto ou Aquilo?, de Cecília Meireles. O livro é um clássico da literatura infantil brasileira. É um convite à leitura leve e agradável da poesia. A autora brinca com as palavras, explorando a sonoridade, o ritmo, as rimas e a musicalidade. Temos a versão da Global Editora, de 2012. Esse universo encantador revelado em suas páginas, com lindas ilustrações de Odilon Moraes está entre os livros mais lidos aqui em casa.

Cada noite leio três poemas com a Laura. Busco dar uma entonação adequada para que ela compreenda melhor. Agora que temos mais tempo decidimos brincar através de atividades com poemas de Cecília Meireles. Convido vocês a conhecer duas delas! São atividades de arte e de linguagem!

Atividades com poemas de Cecília Meireles

Veja nossas propostas de interpretação do poema a partir da união com outras expressões artísticas.

1. A Flor Amarela

O primeiro poema escolhido foi A Flor Amarela. Li o poema antes do horário da soneca.

A Flor Amarela

“Olha a janela
Da bela Arabela
Que flor é aquela
Que Arabela molha?
É uma flor amarela.”

Depois da soneca, lemos de novo o poema. E convidei a pequena para imaginar como era a flor amarela de Arabela. Laura desenhou a flor. Com papel crepom, fez as pétalas. Com tinta verde, desenhou o caule e a grama.

atividade com poemas de cecilia meireles 02

atividade com poemas de cecilia meireles 03

atividade com poemas de cecilia meireles 04

atividade com poemas de cecilia meireles 05

Como estamos em confinamento, a flor amarela da varanda da Laura foi ofertada à vizinha que vive no andar debaixo. A pequena de casa pediu para amarrar uma cordinha na ponta da folha. E, a outra ponta em seu punho. Pelo vão da varanda desceu o desenho até a altura da varanda da vizinha. Que felizes estavam.

atividade com poemas de cecilia meireles 06

2. Bolhas

Primeiro, compartilho o poema com vocês:

Bolhas

Olha a bolha d’água
no galho!
Olha o orvalho!

Olha a bolha de vinho
na rolha!
Olha a bolha!

Olha a bolha na mão
que trabalha!

Olha a bolha de sabão
na ponta da palha:
brilha, espelha
e se espalha
Olha a bolha!

Olha a bolha
que molha
a mão do menino:
A bolha da chuva da calha !

Conversamos sobre o poema, o que seria a bolha de cada estrofe. Convidei-a, em seguida, a fazer bolhas de sabão. Deixe-lhe colocar água e sabonete em uma vasilha transparente. Com um canudo, soprava a bolha. Ficou muito tempo fazendo bolhas. Ria percebendo como a suavidade do sopro gerava a bolha e como um sopro mais forte a afastava. Enquanto brincava com as bolhas de sabão, relia o poema para ela.

No nosso blog, você encontra outras possibilidade de atividades de sopro.

As duas atividades com poemas de Cecília Meireles é apenas uma forma de mostrar que podemos aproximar a poesia das crianças. Esperamos, em breve, editar este post com novas ideias.

3. A bailarina

Uma atividade corporal improvisada e maravilhosa.

atividade corporal com a bailarina de cecilia meireles 03

Enquanto lia o poema, Laura reproduzia, com movimentos corporais, as ações da bailarina. Lindo, lindo! Convido você a ver como foi feita essa atividade com a pequena da casa, acessando o link abaixo:

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

História Infantil

Na seção História Infantil, conheça mais sobre o universo da leitura infantil. Há dicas de livros infantis, contos, fábulas, lendas, parlendas, poemas, literaturas de cordel… Além disso, dicas de recursos lúdicos para a contação de histórias. Todo um mundo de possibilidades para incentivar o gosto pela leitura na infância.  É uma oportunidade única de formar sua pequena biblioteca, selecionando livros infantis interessantes.

Posts relacionados

Atividade com animais selvagens e suas peles

Atividade de leitura e escrita criativa

Arte floral: o que é e como trabalhar com as crianças na Educação Infantil

Como fazer uma estrela infinita hipnótica

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *