Quem aí adora o carnaval?! É unânime. Esta é a festa mais bonita e alegre do nosso país. O brilho das fantasias e a alegria das pessoas contagiam. As crianças adoram ir aos bailinhos e se divertir jogando confetes e serpentinas para o alto enquanto dançam ao som das marchinhas de carnaval. Em casa ou na escola, podemos potenciar a paixão pela festa através de atividades de carnaval criativas e fáceis de fazer.

Na hora de preparar atividades para o carnaval para crianças da Educação Infantil, é importante ter em conta as habilidades a serem desenvolvidas, bem como os interesses da criança. Em relação ao tema carnaval, podemos fazer máscaras, criar fantasias com materiais reciclados, fazer instrumentos musicais reciclados, pintar mandalas, fazer um bonito painel de carnaval, aprender marchinhas de carnaval… Enfim, as possibilidades são várias e todas muito interessantes para trabalhar com nossos meninos e meninas.

Atividades de carnaval

Compartilho com vocês algumas atividades de carnaval que já fizemos em casa e outras que nos inspiram para que você possa fazer por aí também. Preparados?! Começamos.

Fazer máscara de carnaval

Esse é um clássico. Lembro-me que, cada ano, confeccionávamos uma máscara de carnaval na escola. Em nossa casa não é diferente. Desde o primeiro ano, convidamos Laura a fazer uma máscara com materiais vários.

A foto é da atividade de pintura para carnaval feita para o carnaval deste ano. A partir de um molde de máscaras, Laura pintou com esponja, colocou glitter e adesivos coloridos. Não sei de você consegue ver bem, mas na lateral da máscara, escreveu seu nome com adesivos. Mais personalizada impossível.

mascara de carnaval atividade de pintura

Para mim, ela tratou de fazer uma máscara com washitapes, que nada mais são do que durex colorido e decorado.

mascara para carnaval

Clicando no link abaixo, você encontra o molde da nossa máscara de carnaval, bem como tantas outras para escolher:

200 Máscaras de carnaval para imprimir e colorir

Uma inspiração são estas máscaras super bonitas e tão coloridas. Podem ser feitas com papel contact e folhas de seda para conseguir um efeito translúcido.

mascaras de carnaval
@irpot

Fazer uma fantasia de carnaval

Com material reciclado é possível fazer fantasias de carnaval bem divertidas. Essa é uma das atividades de carnaval que pode ser feita em qualquer época do ano. Por aqui já tivemos a visita de simpáticos astronautas. Aliás, no blog, há uma publicação ensinando como fazer estes preciosos capacetes de astronauta!

fantasia de astronauta

E de um dinossauro!

fantasia de carnaval dragao

Aliás, para quem tem um cantinho da fantasia em casa, sabe o quanto brincar com fantasias estimula a imaginação e a criatividade dos pequenos.

Instalação artística sobre o carnaval

Uma boa atividade sensorial é brincar com o espaço. A partir do tema carnaval, criar uma proposta de exploração sensorial. A criança experimenta e explora os materiais em um espaço livre e criativo. Essa é, sem dúvidas, a melhor atividade de carnaval para maternal. Deixo alguns exemplos para que você possa se inspirar!

 atividade de carnaval para maternal 2

atividade de carnaval para maternal

atividade carnaval para maternal 1

Fazer uma guirlanda colorida

Se a sugestão de uma instalação sensorial lhe parece fantástica. Que lhe parece envolver a criança na sua preparação. Por exemplo, uma boa atividade de coordenação motora fina é fazer uma guirlanda de papel colorida. Basta cortar tiras de papel colorida e enlaçar uma na outra usando cola.

guirlanda de papel colorida

Fazer confete

É bem certo que o pacote de confete custa muito barato. No entanto, podemos convidar a criança para fazer confetes. Serão necessários apenas papeis coloridos e um perfurador de um furo ou de outra figura qualquer. Ao usar o perfurador, trabalha a coordenação motora fina, bem como a força dos músculos da mão. É uma excelente atividade de preparação da mãozinha para a escrita.

fazer confete atividade infantil

Podemos aproveitar os confetes feitos para uma atividade de matemática sobre o carnaval. A criança pode contar os confetes, somar, diminuir… A proposta pode ser feito segundo a suas necessidades e interesses.

Atividade de recorte e colagem

O arlequim é uma das figuras mais emblemáticas do carnaval. A partir de uma imagem impressa, a criança pode realizar uma atividade de recorte e colagem. A ideia é fazer a roupa do arlequim. Para isso, pode usar papel de jornal, revista, crepom cortado e enrolado em bolinhas, eva, feltro… O que tiver disponível em casa pode ser útil para colorir essa personagem.

atividade de carnaval recorte e colagem 01

Deixo a imagem para que você possa imprimir:

atividade de carnaval recorte e colagem 02

Mesa sensorial do carnaval

Uma experiência sensorial para bebês e crianças. Fazer uma mesa sensorial, para que possam explorar as diferentes texturas dos materiais disponíveis. O confete, e quanto mais melhor, não pode faltar!

mesa sensorial de carnaval

Atividade de carnaval para bebês

Uma das atividades de carnaval para bebês é a garrafa sensorial. Podemos fazê-la com o tema de carnaval: chocalhos, pompons, confetes coloridos… A partir do uso de vários materiais podemos criar um pote sensorial divertido!

atividades de carnaval para bebes

Fazer um painel de carnaval

Fazer um painel ou mural de carnaval é algo bem comum nas escolas. Ajuda a fazer um resumo da festividade. Para isso, escolher elementos que remetam ao tema é fundamental. Nós ainda não fizemos o nosso, mas vamos organizando material para que possamos fazer algo bem legal.

Veja que legais estes painéis com a palavra carnaval!

Então, você se anima a começar a preparar o carnaval agora mesmo?!

Author

Deixe Uma Resposta