E as propostas de atividades para trabalhar cores não param. Já trouxemos várias possibilidades de jogos e brincadeiras para que as crianças possam aprender as cores de uma forma lúdica. Nesta ocasião, trazemos algumas sugestões de atividades de pareamento de cores para bebês.

A partir dos 18 meses a criança já começa a absorver melhor o conceito de cores. Convém, portanto, que trabalhemos as cores primárias (amarelo, azul e vermelho), especialmente. Até os 24 meses a criança se torna capaz de associar as cores, classificando-as e fazendo correspondência entre objetos da mesma cor. No entanto, será apenas passados os dois anos que a criança conseguirá, de fato, parear as cores. Sendo mais clara, a partir dos dois anos, diante de uma gama de objetos distintos, conseguirá classificá-los por sua cor corretamente.

emparelhamento das cores 01

Atividades de pareamento de cores

Selecionamos um conjunto de atividades de pareamento de cores que já realizamos por aqui. Elas são apenas inspirações, já que servem de ideias para que você possa criar, a partir do material que tiver disponível em casa.

Pareamento de cores para bebês com peças soltas

Essa é uma proposta de jogo não estruturado. O bebê encontra um conjunto de peças de jogos classificadas por cores. A partir daí, brinca livremente. Pode ordenar as peças, enfileirar, empilhar…

emparelhamento das cores 02

emparelhamento das cores 04

O jogo foi bem interessante. Permitiu à Laura observar como as peças se agrupam segundo o critério de cor.

Atividade para parear cores das borboletas

Se você tiver em casa miniaturas de borboletas, pode propor esta atividade para fazer o pareamento de cores. Também será necessária uma caixa de cores Montessori.

Se não tiver nenhum dos dois materiais, pode substituir as miniaturas por impressão de fotos de borboletas em que se veja bem as cores de suas asas. E, também, pode substituir a a caixa de cores por uma caixa de lápis de cor, a ser possível de 24 cores.

atividade-com-borboleta-pareamento-de-cores-04-1024x768

>> Atividade de borboleta para parear por cores
Atividade com arco-íris para trabalhar as cores

Fazer um arcoi-íris de massinha. A criança deve parear os palitos a partir do critério cor.

atividade-com-arco-iris-para-trabalhar-as-cores-02-1024x768

>> Pareando palitos e massinha segundo a cor
Abrir e fechar cadeados a partir do pareamento de cores

Abrir e fechar cadeados é uma atividade de vida prática. Para crianças pequenas, podemos usar o pareamento de cores para que possa associar a chave que corresponde a determinado cadeado.

Atividade de abrir e fechar cadeado – Vida Prática

Pareamento de cores com pregadores coloridos

Essa é uma atividade simples. Lembro que foi um acerto pegar os pregadores pequenos coloridos para fazer uma correspondência de cores. Abrem fácil e encaixam na mãozinha do bebê direitinho.

atividade-mini-pregador-coordenacao-motora-fina-02-1024x768

>> Mini pregador colorido para a coordenação motora fina
Atividade de classificação de cores primárias

Uma proposta de classificação de objetos a partir do pareamento de cores.

Atividades com cores primárias para Educação Infantil

Pareamento de cores com missangas

Durante um tempo Laura assistia à Patrulha Canina. Aproveitando que cada uma das personagens tem uma cor, sugeri algumas atividades de pareamento de cores. Para isso, imprimi uma quadro com os desenhos de cada uma das personagens. Oferecemos missangas com as cores correspondentes. Laura tinha que parear os objetos e as personagens com base no critério cor.

atividade-com-cores-da-patrulha-canina-02-1024x768

Atividade de pareamento de cores com pregadores

Uma das atividades de pareamento de cores que fizemos em casa foi com uso de pregadores. Após trabalhar as cores das personagens da Patrulha Canina,  propusemos um pareamento. Ela deveria estabelecer a relação entre os pregadores e os personagens do desenho animado tendo como ponto comum a cor.

pareamento-de-cores-da-patrulha-canina-02-770x515

Para fazer a atividade, imprima a ficha abaixo. Recorte e cole sobre um papel cartão ou cartolina. O objetivo é que o material fique mais firme para ser melhor manipulado pela criança.

pareamentos-de-cores-da-patrulha-canina-12-1024x346

Forneça uma quantidade mínima de 2 e máxima de 4 pregadores coloridos pequenos para cada cor de um dos personagens da Patrulha.

pareamento-de-cores-da-patrulha-canina-10-1024x768

Recomendamos que veja o post abaixo para descobrir várias possibilidades de abordagem das cores.

Author

Deixe Uma Resposta