Atividades

Atividades para entreter as crianças na quarentena

atividades para entreter 02

Doze dias de confinamento pelo Coronavírus. Aqui seguimos firmes e fortes. Não está sendo tão duro como podíamos imaginar, mas também não está fácil. É uma situação que se vive porque não há outra possibilidade se queremos sair logo de toda esse problema em que nos encontramos. Por falta de opções, é bom que, como pais, tenhamos possibilidades de atividades para entreter as crianças na quarentena.

Como já venho contando a vocês, Laura já se diverte sozinha na maioria do tempo. A televisão continua sendo regulada. Apenas vê 30 minutos de desenho animado após o almoço e outros 30 min após a janta. Todo o restante do tempo se dedica a seu grande trabalho: brincar. E é, através do brincar, que aprende mais sobre as coisas do mundo.

Compartilho com vocês, algumas coisas novas que fez em relação aos dias anteriores. Ontem, continuou brincando muito de boneca, andando de bicicleta, jogando bola, fazendo macacadas. Alguns poucos momentos, Laura quis fazer atividades específicas, algumas delas muito simbólicas que marcarão para sempre sua vida quando recorde esse momento.

Atividade grafomotora com tesoura

As professoras de Laura continuam mandando sugestões de tarefas para fazer em casa. Uma delas foram algumas fichas de grafomotricidade com a tesoura. A criança deve chegar ao destino marcado seguindo o traçado indicado. Tudo o fará recortando. Essa é um excelente exercício de coordenação motora fina.

atividades para entreter 01

Escrever o nome com pedras

Outra sugestão das professoras foi trabalhar o traçado das letras com objetos pequenos. Laura escolheu traçar o nome com pedras brancas.

atividades para entreter 02

O resultado ficou muito bonito! Vale a pena fazer essa atividade de linguagem com as crianças quando elas se mostram interessadas em aprender as letras.

atividades para entreter 06

Deixo o link para vocês com vários moldes de alfabeto para imprimir e trabalhar com as crianças:

Brincar de cabeleireiro

Começamos assistir à série A vida e a história de Madam C.J. Walker, no Netflix. Já nos primeiros momentos decidiu que queria ser cabeleireiro. Montou um salão e fez de suas bonecas e de nós seus melhores clientes.

atividades para entreter 03

Visite o link abaixo e veja como os benefícios de a criança brincar de cabeleireiro:

Atividades com poemas de Cecília Meireles

A poesia transforma a quarentena. Com certeza, neste período de quarentena, há um antes e um depois na vida da Laura. Esse momento de ruptura se da quando voltamos a ler a poesia de Cecília Meireles. Deitadas na cama, lemos o poema “A flor amarela”. Tinha tanto de similar nesse poema com o que vivia Laura naquele instante, que pensamos que seria legal fazer uma flor amarela como a de Arabela.

atividades para entreter 04

Com papel crepom, cola, tesoura, tinta e pincel Laura fez uma flor amarela. Essa flor amarela transformou a sua vida nesse período de confinamento. Foi a sua abertura ao mundo através de um pequeno vão da varanda.

No link abaixo você encontra ideias de como ler poemas com as crianças a partir de atividades plásticas.

Menina do pijama de Rei Leão

A flor amarela da Laura a tranformou na menina do pijama de Rei Leão. Qualquer semelhança com o livro “O Menino do Pijama Listrado” não é mera coincidência. Depois de fazer a flor amarela de Arabela, Laura decidiu que aquela flor era sua e que seria a sua janela para o mundo.

atividades para entreter 05

Como? Convido você a ler a história, clicando o link abaixo:

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Letra B para imprimir e colorir

Moldes da Letra C para imprimir

Moldes da letra D para imprimir

Moldes da letra E para imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *