Aqui em casa, um dos processos de aprendizagem de Laura – agora com 19 meses de idade – é o de usar as tesouras. Há um mês tem mostrado muito interesse no manejo do objeto. Compramos para ela uma tesoura de plástico para que pudesse começar a treinar o uso. Por enquanto está no básico. Faz uso correto da tesoura (o dedo polegar no aro de cima e o dedo médio no aro de baixo) e já consegue recortar papéis.

Na publicação Quando as crianças aprendem a usar a tesoura?, apresentamos a etapa do processo. Como mencionado, antes mesmo da criança aprender a cortar com a tesoura, as crianças precisam fortalecer suas mãos e desenvolver bem a coordenação motora fina. Para isso, uma série de atividades, a partir do uso de distintos materiais, pode dar a seu filho a prática para que, ao usar a tesoura, possa recortar bem.

Veja algumas ha

Massinha de modelar

massa de modelar uso de tesoura

A massinha de modelar é um item chave para o desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade. Ao aprender a apertar e a esticar a massinha com as mãos, a criança trabalha os músculos pequenos das mãos, que logo serão necessários para recortar com tesouras. Cortadores de biscoitos e outros utensílios de cozinha podem ser úteis para que a criança aprenda a fazer figuras com a massa de modelar. Antes mesmo de que comece a cortar papeis, incentive seu filho a usar a tesoura para cortar a massinha. Embora o esforço seja menor para cortar, a prática do uso da tesoura será mais fácil.

Pregador de roupa

pregador de roupas uso de tesoura

Os pregadores de roupa permitem à criança treinar o movimento de pinça, desenvolvendo, assim, os músculos das mãos. Ensine-a a apertar o pregador para abrir. Um exemplo de atividade prática é pregar fotos em um pequeno varal. Também é possível fazer um varal com roupas de feltro para que a criança treine pregar a roupa. Além de trabalhar o movimento de pinça, a criança exercita uma atividade de vida prática.

Pinça

pinca uso de tesoura

Pinças pequenas e pompons ou bolas de algodão. A partir do uso das pinças, as crianças podem aprender a pegar objetos e deslocá-los de um recipiente a outro. Apertar a pinça lhe permitirá compreender o processo de abrir e fechar a tesoura.

Conta-gotas

conta-gotas uso de tesoura

Coloque um recipiente com água e logo use um conta-gotas para pegar a água e passá-la de um recipiente a outro. O uso do conta-gotas permitirá à criança aprender os movimentos de apertar e soltar. Uma variação da atividade é colocar dois ou mais recipientes com corantes para que a criança possa misturá-las. É uma forma interessante de aprender as cores.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Author

1 Comment

  1. Luiz Claudio da Silva Santos Reply

    Legais as propostas das atividades.

Deixe Uma Resposta