Os animais domésticos é um dos temas preferidos das crianças pequenas. Cavalos, cachorros, gatos, patos são alguns dos que estão sempre presentes nas brincadeiras. Nesta publicação, compilamos sugestões de atividades sobre animais domésticos para Educação Infantil. São dicas de coisas maravilhosas que podemos fazer com nossos meninos e meninas a fim de estimular o desenvolvimento das diferentes habilidades.

Atividades sobre animais domésticos para Educação Infantil

Espero que gostem muito de nossas propostas. Tenha em conta a idade, as necessidades e interesses de cada criança.

1. Observar os hábitos dos animais domésticos

Esta é a principal atividade. Ter contato com os animais é o mais importante. Se não temos um animalzinho de estimação, podemos buscar lugares onde estar em contato com eles. Seja em granjas, sítios ou fazendinhas. Elaborar diferentes propostas de brincadeiras e atividades sobre animais domésticos deve ser entendido como um reforço do que a criança vivencia na prática.

Viu um cachorro na rua. Detenha-se com a criança a observa-lo. Faça-lhe perguntas: “Quantas patas tem? Tem asas? Que som faz? O que come? Como é sua pelagem?“. Viu um pássaro, um cavalo, um gato, um hamster… seja qual animal doméstico for, observe junto com a criança. É assim como mais aprenderá.

observar animais na natureza

>> Observar aves traz felicidade, segundo estudo científico
2. Atividades de linguagem

Nas distintas etapas da infância, podemos fazer atividades sobre animais domésticos.

Sons dos animais

Para os bebês, usando fotos de animais reais ou miniaturas, podemos reproduzir os sons que cada um faz. Por exemplo, mostramos a foto de um gato e lhe dizemos: “Este é um gato. Ele faz miau!”. E isso com cada animal. O melhor é poder visitar sítios, granjas, fazendas onde estejam os animais para que a criança possa vê-lo pessoalmente.

>> Imagens de animais domésticos para imprimir

Imprima as imagens e plastifique. Coloque-a à disposição do bebê, para que possa pega-las e identifica-las.

atividade com animais domesticos para bebes

Para crianças a partir dos 2 anos, podemos trabalhar os cartões de três partes Montessori. Para esse material, há uma série de atividades que podemos fazer.

Podemos começar com uma atividade de pareamento. Caso tenha animais em miniatura, parear as imagens e as figuras.

atividade com animais domesticos pareamento

Caso não tenha as miniaturas, não há problema. Imprima os cartões de três partes e utilize apenas a parte das imagens. Se é a primeira vez que você utilizará os cartões de três partes, visite o link abaixo para entender bem o que é e como apresenta-los à criança.

>> Como usar os cartões de três partes Montessori para ampliar o vocabulário

cartoes de tres partes animais domesticos

Sons iniciais das palavras

Com que letra começa o nome do animal?

atividade com letras iniciais dos nomes dos animais

Sons finais das palavras

Qual a última letra do nome do animal?

atividade com letras finais dos nomes dos animais

Escrever a palavra

Se a criança já tem um bem desenvolvida a consciência fonológica, pode formar os nomes dos animais usando o alfabeto móvel montessoriano.

atividade de linguagem animais domesticos

Cartões de três partes Montessori com animais domésticos para imprimir

Disponibilizamos os cartões de três partes Montessori em três idiomas: português, inglês e espanhol). As atividades propostas aqui podem ser feitas em qualquer idioma.

3. Como nascem os animais domésticos?

Podemos trabalhar a classificação dos animais domésticos em mamíferos e aves. Como nascem os animais domésticos? Quais deles nascem da barriga e quais deles do ovo? Quais são mamíferos e quais são aves?

A partir dessa classificação, podemos conversar com a criança sobre as características comuns a cada um dos grupos.

como nascem os animais?

4. Quantos animais há na fazenda?

Trabalhar conceitos de soma ou de subtração. Por exemplo, uma atividade espontânea. Laura agrupou as figuras dos animais que tinha na caixa. Colocou-os em fila. Depois de ter realizado o trabalho, fez a contagem dos animais, averiguando suas quantidades.

5. O que comem os animais?

Outra opção é brincar com o que comem os animais? Assim que tiver cards feitos, compartilho aqui na publicação. No entanto, já compartilhei uma sugestão de atividade sobre a alimentação dos animais. Clique no link abaixo:

>> Atividade sobre alimentação dos animais
6. Qual animal falta?

Essa atividade é bastante conhecida. Coloque as miniaturas dos animais (também servem os cartões) diante da criança. Escolha uns 5. Coloque-os um ao lado do outro. Peça a criança que feche os olhos. Com um pequeno lenço você retira um dos animais. A criança deve dizer qual falta. Excelente proposta para trabalhar a agilidade, a concentração, a atenção e a discriminação visual.

que animal falta

7. Desenhos de sombras

Desenhar sombras de animais aproveitando a luz do sol. Excelente proposta para trabalhar percepção espacial.

Atividade com desenho de sombra 04

Clique no link para saber como prepara-la:

>> Atividade com desenho de sombra

Espero que tenham gostado das nossas propostas de atividades.

Author

Deixe Uma Resposta