atividade sobre as partes da flor - cartões de tres partes

A primavera é a estação das flores, logo é quando mais trabalhamos a temática com a criança. Os campos estão floridos e a explosão de cores nos convida a brincar com as flores. Uma das propostas mais interessantes é estudar as partes das flores. Podemos fazer atividades sobre as partes da flor de maneira que, através de uma experiência sensorial, a criança compreenda suas características e funções.

Nesta publicação, oferecemos quatro propostas bem interessantes de como apresentar as partes da flor para as crianças da etapa da Educação Infantil. Tenha em conta que, na hora de trabalhar um conteúdo tão interessante assim, é preciso estar preparado para dar mais informações do que somente os nomes das partes. Conhecer suas características e funções é algo relevante para enriquecer o conhecimento.

Antes, sugiro que você dê uma olhadinha nas diferentes atividades com flores que podemos fazer com as crianças:

Atividades sobre as partes da flor

Veja quatro sugestões de propostas de atividades sobre as partes da flor para trabalhar com as crianças da Educação Infantil:

1. Cartões de três partes

Os cartões de três partes Montessori é um material de linguagem muito útil para introduzir novo vocabulário. Nós o utilizamos para apresentar as partes da flor para a Laura. Conseguimos a flor, que vinha em um ramo que havia ganhado de presente, e os cartões que permitiam à criança parear. Em outras palavras, enquanto aprendia novo vocabulário através do material de linguagem, podia identificar a parte direto na flor.

atividade sobre as partes da flor - cartões de tres partes

Os cartões de três partes são um material imprescindível para trabalhar a linguagem. É possível faze-los em casa. Veja, em nossa web, sua importância, benefícios para a criança e como aplica-lo.

2. Dissecação

Essa é uma proposta simples e muito bonita. Depois de colher uma flor no campo ou aproveitando flores de algum ramo que tenha ganhado, peça a criança para dissecar, ou seja, desconstruí-la sem destruí-la. Ao desconstruir a flor, ela o faz com cuidado, atenção e concentração. E, através dessas ações, ela vai encontrando cada uma das partes da flor.

atividades sobre as partes da flor - dissecar 01

3. Observação na mesa de luz

Flores e mesa de luz é uma das nossas combinações preferidas. Toda vez que temos oportunidade de trabalhar as flores, tratamos de observa-las na mesa de luz. Para isso, primeiramente, é importante secar a flor. Isso porque é possível observar melhor todas as suas características.

atividades sobre partes da flor - mesa de luz 01

Com uso de uma prensa de flores, você faz o processo de secagem. Uma vez finalizada essa etapa, plastifique e deixe a criança observar na mesa de luz.

Se você não tem a mesa de luz, pode fazer a atividade em alguma mesa de fundo branco ou coloque a flor seca sobre uma folha branca. O objetivo é realçar o que, à simples vista, não é tão apreciado.

atividades sobre partes da flor - mesa de luz 03

Uma lupa sempre é bem vinda para explorar as partes da flor.

atividades sobre partes da flor - mesa de luz 04

Deixo o link de como fazer uma mesa de luz. Essa proposta está relacionada com a Pedagogia Reggio Emilia.

4. Classificar e contar as partes da flor

Depois de dissecar a flor, trabalhamos a contagem de suas partes. Foi uma atividade bem interessante, pois a criança aprende a identificar melhor a estrutura da flor. Ela percebe, por exemplo, que há várias pétalas, mas apenas um estigma.

atividades sobre as partes da flor - dissecar 02

As partes da flor

Na natureza, a flor é um dos elementos que mais atrai nossa atenção, seja por suas formas, cores, perfume… No entanto, para a própria natureza, ela tem uma função especial para as plantas: a reprodução. Para entender melhor, as flores se constituem em órgãos reprodutores das angiospermas. São folhas modificadas que surgem a partir da gema do caule. É nelas onde ocorre a produção de células reprodutoras masculinas e femininas que favorecem a reprodução sexuada das plantas e o surgimento do fruto e da semente.

Conhecer as partes da planta e suas funções ajuda a compreender a função reprodutora das flores.

atividades sobre as partes da flor

Características e funções das partes da flor

Pedúnculo: haste que prende a flor ao caule por uma de suas extremidades. Na outra ponta, forma-se o receptáculo floral que sustenta as demais partes da flor.

Cálice ou sépalas: conjunto de folhas modificadas, geralmente de cor esverdeada, que protegem a flor.

Corola ou pétalas: conjunto de flores modificadas, geralmente coloridas, que forma a parte mais vistosa das flores. É na corola de muitas das flores que se produz o néctar, substância rica em açúcar, que serve de alimento para insetos, pássaros e outros bichos.

Androceu: conjunto de estames que constitui a parte masculina da flor. Está formado por um filete e uma antera, onde se produzem os grãos de pólen.

Gineceu: formado pelo conjunto de folhas modificadas, denominadas carpelos. Constitui-se na parte feminina da flor, composta pelo estigma, o estilete e o ovário.

Ovário: parte mais dilatada que fica na base do carpelo. Nele se produzem os óvulos, onde se desenvolvem gametas femininos denominados oosferas.

Estigma: parte superior do carpelo que produz uma substância pegajosa que sustenta os grãos de pólen para que não caiam.

Estilete: o tubo que liga o estigma ao ovário.

Devo explicar todos esses termos técnicos para a criança?

Primeiramente, tenha em conta que essas são informações que deixo para que você saiba e possa explicar segundo surjam as dúvidas ou curiosidades da criança. Laura, por exemplo, se interessou pelos nomes e as formas. Estudou bem as formas de cada uma das partes e sabe seu nome. Contei alguma curiosidade por minha conta, mas não aprofundei.

As atividades sobre as partes da flor aqui sugeridas podem ser realizadas em períodos diferentes do ano, bem como a cada primavera. É, assim, como vamos acrescentar novos conhecimentos sobre o tema. Não da pra pretender que abordar o tema uma única vez seja suficiente para a sua compreensão.

Considero que o mais importante é despertar a curiosidade da criança e isso só é possível a partir de atividades que lhe permitam esse contato estreito com a natureza, saindo do abstrato para o concreto.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividades com flores para Educação Infantil

Atividade de artes com girassol para Educação Infantil

Arte floral: o que é e como trabalhar com as crianças na Educação Infantil

Atividade cores da natureza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *