Atividades EducativasSER CRIANÇA

Atividades sobre Zumbi dos Palmares

Atividades sobre Zumbi dos Palmares

Nesta publicação, você encontra três propostas interessantes de atividades sobre o Zumbi dos Palmares. São formas de tornar conhecido das crianças o líder quilombola brasileiro, um dos pioneiros na resistência contra a escravidão na América. É símbolo de luta contra o sistema escravista. No dia de sua morte, 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra, uma jornada de discussões sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira.

Se queremos valorizar a cultura africana e toda sua importância em nossa sociedade, é preciso educar nossas crianças para a igualdade. Valorizar os personagens negros de nossa história é uma maneira coerente de empoderar nossas meninas e meninos negros.

Outra forma, é falar sobre Zumbi com nossos filhos. E nada melhor do que através do brincar. Aqui estão quatro propostas para que as crianças conheçam mais sobre a vida de Zumbi dos Palmares.

Contação de história sobre a luta e resistência de Zumbi

Depois de contar a história de Zumbi de Palmares às crianças, que lhe parece fazer uma encenação? Transforme a casa em um grande cenário. Em família, reconstruam o quilombo dos Palmares, definam personagens, recriem histórias de luta e resistência.

Teatro Zumbi dos Palmares

Imagem da peça Palmares de Zumbi

Aqui está um resumo da história de Zumbi, para que você possa contar às crianças:

Uma excelente inspiração para a encenação de Zumbi dos Palmares:

Desenhos de Zumbi dos Palmares para colorir

Após conhecer o histórico personagem, uma atividade que as crianças sempre adoram: desenhos de Zumbi dos Palmares para colorir. Sem dúvidas, essa é uma oportunidade de conhecer melhor a história desse herói afro-brasileiro.

Clique abaixo e veja mais imagens para imprimir:

Maquete do Quilombo dos palmares

O Quilombo dos Palmares era o local que abrigava os escravos fugidos das fazendas. Zumbi foi seu líder por uns 15 anos e morreu em defesa da luta dos negros contra a escravidão. Uma forma de entender melhor a sua história é construindo uma maquete do quilombo. Assim, a criança pode compreender melhor como se estabeleciam as relações sociais no local.

E não para por aqui! Veja nossas incríveis propostas para celebrar o Dia da Consciência Negra. Clique na imagem abaixo e descubra:

Posts relacionados

Atividades para o Dia da Consciência Negra

Histórias de mulheres negras para empoderar meninas

Como fazer uma máscara africana de papelão

Atividade sobre o Quilombo dos Palmares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *