Vi esta ilustração circulando na internet e resolvi trazê-la para uma reflexão. Através de que janela seu filho conhece o mundo?

Vamos a um exemplo prático? Como você ensina as fases da lua a uma criança? Dou-lhe três opções:

  • Vendo imagens na tela do celular.
  • Fazendo as fases da lua com biscoito Oreo.
  • Abrindo a janela de casa durante vários dias em vários meses do ano.

Então, pais tecnológicos responderão que pelo celular. As imagens em alta definição, perfeitamente, dão à criança a ideia do ciclo lunar. Ela pode ver como é uma lua cheia, crescente, minguante ou nova. Não deixam de estar certos no que diz respeito à qualidade de imagem. No entanto, a criança só tem uma ideia do ciclo lunar. Se quiser fazer uma atividade sobre as fases da lua, imprimir essas imagens poderão ter muita utilidade.

Melhor do que ver imagens é partir do concreto. A criança aprende com as mãos. E quem sabe com a boca também. E, assim, surge o ciclo lunar com biscoito Oreo. Uma perdição para qualquer criança ou adulto que a acompanha. Esteticamente muito fofo. Que criativo é o ser humano, não é mesmo? Mas não há nada de concreto nisso. Ainda que o ciclo fique muito bonito e criativo, é quase impossível pensar que uma criança possa compreender as fases da lua vendo vários biscoitos Oreo dando sopa em cima da mesa.

Fico pensando em como você ensina a criança a lua com biscoitos Oreo: “Está bom, mamãe, agora deixe eu comer a lua cheia porque a minguante está sem recheio. Ah e a lua nova fica para você!” Pouco prático me parece.

O mais custoso e o que mais causa assombro na criança é observar as fases da lua dia a dia, mês a mês, durante os anos. Se tiver um telescópio que permita apreciar a lua sempre que possível, ainda melhor.

atraves de que janela seu filho conhece o mundo 02

Através de que janela seu filho conhece o mundo?

A minha filha conhece o mundo através da janela que esse mesmo mundo abre diante de seus pequenos olhos. Ainda sobre a lua, cada dia que a vemos, tratamos de observa-la. Nomeamos suas fases, segundo sua forma. Conversamos sobre como a terra gira e por isso a vemos em um período cheia e, em outro, escondida.

É através do assombro que a criança conhece o mundo. É verdade que há muitos recursos úteis que estimulam o desenvolvimento das crianças. Muitos deles ao alcance das mãos, nas telas do computador, do celular, do ipad, da televisão.

Nenhum deles, no entanto, substitui o processo de observação do próprio fenômeno em si. E isso podemos fazê-lo dia a dia, mês a mês, ano a ano. Há coisa mais linda que acordar às 7h da manhã e bisbilhotar a lua pelo telescópio, como o dia desta foto?

atraves de que janela seu filho conhece o mundo 01

Ou deitar-se no chão para apreciar esse céu incrível?

atraves de que janela seu filho ve o mundo

Logicamente, isso vale para qualquer coisa que aprendizado que queiramos potenciar. As telas devem ser um recurso e não o meio principal de aquisição do conhecimento. Explorar o mundo e vivencia-lo é fundamental para que a criança entenda os distintos fenômenos.

Portanto, antes mesmo de buscar mil e uma inspirações de atividades que mantenham a criança concentrada dentro de um quarto, abra a janela. Abra a porta. Saia, observe o mundo com ela. Explore o entorno. A dica serve para ela, mas para você também. Esse é um exercício para fazer em família. Se você pensa que fazer as fases da lua com biscoitos Oreo é enriquecedor é porque perdeu sua conexão com a natureza e o universo.

Author

2 Comments

  1. Que conteúdo incrível do seu site!!! Parabéns e muito, muito obrigada por compartilhar suas vivências e experiências.. Boa sorte 🥰🍀

Deixe Uma Resposta