Brinquedos e JogosEducação Emocional

Baby Alive, uma boneca para ensinar valores às crianças

baby alive boneca nao sexista 01

Há pouco tempo minhas irmãs decidiram presentear minha filha com uma Baby Alive. No início duvidei que fosse um bom presente. Afinal, se trata de uma boneca cara, com uma série de acessórios. Além disso, é recomendada para maiores de 3 anos, por conta de algumas peças. A motivação delas, na hora de dar o presente, é que tanto minha filha como minha sobrinha tivessem a mesma boneca para brincar. Isso sim foi o que me convenceu.

A boneca em questão é a Baby Alive – Hora do Lanchinho. Ela vem acompanhada de dois refis de comida e molde para transformar a comidinha no formato que quiser. Traz uma colher especial e pratinho, para servir a boneca na hora do lanche. E também uma fraldinha. Laura brinca com a boneca e tem disponível o pratinho, a colher e a fraldinha. E adoro ver como passa o tempo tentando dar de comer e trocando a fralda e roupa da boneca.

baby alive hora do lanchinho

Você imagina que, assim, não demorou muito para que me desse conta de que é uma boneca interessante, já que as suas múltiplas possibilidades, permite inculcar valores nas crianças. Trata-se de uma boneca para treinar atividades da vida prática. Logo, é também um brinquedo que serve tanto para meninas como para meninos. Brinquedos com valores importantes como educar crianças para serem pais e mães responsáveis no futuro são imprescindíveis.

Brincar com boneca permite às crianças (meninos e meninas) vivenciar situações reais, ao mesmo tempo em que desenvolvem sua imaginação e capacidades comunicativas. Também lhes permite reproduzir as atividades que nós adultos realizamos em casa. Com o passo do tempo eles mesmos se vêem prontos para se envolver mais diretamente nos hábitos e tarefas da casa.

baby alive boneca nao sexista 04

Incluindo meninos na brincadeira

Brincar de casinha ou com bonecas não é só coisa de meninas. Quando um menino brinca de boneca, está se preparando para ser pai no futuro. Aprende os cuidados básicos com um bebê. E a coisa é séria. A própria Hasbro, empresa que fabrica as bonecas, tem clara a necessidade de romper com os preconceitos estabelecidos de que boneca é coisa de menina.

As versões da Baby Alive Cuida de Mim e Baby Alive Espaguete falam tanto com o papai como com a mamãe. Inclui em seu repertório frases exclusivamente dedicada aos papais. Esse é, sem dúvidas, uma novidade nesse tipo de brinquedo marcado, historicamente, pelo sexismo.

baby alive boneca nao sexista 03

E se não posso comprar a Baby Alive?

Como disse no início desse post, o detonante desse brinquedo é o preço. Tanto boneca como acessórios são caros. Seguir a corrente e comprar todos é impossível. Lembremos que a Baby Alive é a boneca da moda, mas é só mais uma. Também podemos encontrar no mercado tantas outras que cumprem a função de auxiliar nossas criançasa se familiarizarem com as atividades da vida prática.

Além disso, para as crianças não faz falta o mais caro. Faz falta o recurso em si. O importante nisso tudo é permitir-lhes vivenciar o papel de pai ou de mãe através dos jogos. Motivá-los a ser qualquer coisa que queiram ser.

Atividades sobre bonecas e Baby Alive

Para quem curte muito bonecas, deixamos há um tempo um post sobre manualidades com bonecas para fazer com crianças. São cinco atividades caseiras. Diversão garantida. E também, na nossa seção de Desenhos para colorir, deixamos desenhos da Baby Alive para colorir e pintar.

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Brincando de cabeleireiro

Blocos de construção infantil

Organizador de brinquedos ou estante de atividades?

Brinquedos educativos, jogos e brincadeiras para a quarentena - Dia 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *