Criação com ApegoSER PAIS

Bebê que mama pouco nos primeiros dias de vida

Bebe que mama pouco nos primeiros dias de vida

Quando um bebê está dormido nos primeiros dias e demanda pouco, é importante que permaneça junto a sua mãe e seja estimulado o contato pele a pele. Isso favorece que a mãe esteja atenta aos primeiros sinais de fome e possa amamentá-lo quando estiver preparado. Haverá que avaliar o momento da amamentação e comprovar o peso e os sinais indiretos de ingestão (micções e deposições).

Se o recém-nascido agarra o peito, mas realiza sucções pouco efetivas, a mãe pode realizar uma pressão sobre o peito no momento em que o bebê mama para facilitar a saída do leite. Também pode estimular a sucção do bebê, colocando um pouco de leite da mãe na boca.

Nessas situações, é imprescindível recomendar e ensinar a mãe a extrair seu próprio leite de forma manual. Dessa forma, poderá manter a produção de leite e, além disso, poderemos oferecer o leite ao recém-nascido com ajuda de um copinho, uma colher ou com o método dedo-seringa, etc.

Não é aconselhável administrar suplementos de leite de fórmula na rotina de amamentação, já que interfere na instauração da amamentação. Não utilize bicos e mamadeiras para evitar interferências.

* Visto em @Aelama

Minha experiência nos primeiros dias de amamentação

Esse texto ilustra bem a situação que vivemos com Laura nos primeiros dias de vida. Ela perdeu peso ao nascer e, na primeira semana, não havia ganhado 50 gr. Foi um período bem duro. Ela precisou tomar leite de fórmula para compensar. O pai lhe dava no copinho sempre entre uma toma e outra do peito.

Eu tive dificuldades para ajuda-la a pegar o peito corretamente. Para que conseguisse, contei com a ajuda de uma assessora de amamentação, que me ajudou mostrando-me as posições corretas e como conseguir uma amamentação mais efetiva. Em um mês, demos adeus ao leite de fórmula para nunca mais.

Um conselho que dou, para quem vai fazer a amamentação exclusiva, é evitar o excesso de visitas. Afinal, todos querem ver o bebê e isso é um problema no momento de estabelecer a amamentação. Na segunda semana, fiquei com Laura fazendo o contato pele a pele para que ajudasse. Foi ótimo e solucionado! Mas, se tivesse a informação necessária a tempo, certamente tudo teria acontecido de outra maneira. Sem culpas, claro. Apenas faria diferente agora que já sei como tudo funciona!

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Como fazer picolé de leite materno

Contato pele a pele favorece o aleitamento materno

Cama compartilhada é seguro e beneficia a amamentação

Meu bebê está fazendo o peito de chupeta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *