BrincadeirasBrincadeiras antigasBrincadeiras de ruaBrincadeiras folclóricasBrincadeiras recreativas

Brincadeira do ovo na colher – Objetivo e regras

brincadeira do ovo na colher 00

A brincadeira do ovo na colher é excelente para trabalhar o equilíbrio, a agilidade, a velocidade e a concentração da criança. Pode ser realizada em qualquer ambiente: em casa, na sala de aula ou ao ar livre. Podemos brincar individual ou coletivamente. Quando a brincadeira tem mais de um participante, podemos fazer uma competição de quem completa primeiro a brincadeira.

Qual o objetivo da brincadeira ovo na colher?

O objetivo da brincadeira é fazer um trajeto, de um ponto a outro, sem deixar o ovo cair. A boca segura a colher sobre a qual se equilibra um ovo.

Dessa forma, é uma brincadeira infantil que trabalha o equilíbrio, já que a criança deve atravessar o percurso sem deixar o ovo cair da colher; a coordenação motora, ao ter que passar obstáculos mantendo o ovo na colher; a socialização, através da interação entre os diferentes jogadores; a atenção, para manter o ovo na colher.

Como surgiu a corrida do ovo na colher?

Não sabemos, ao certo, a origem da corrida do ovo na colher. Sabemos que se trata de uma brincadeira tradicional da infância, muito difundida nas festas juninas, nas brincadeiras de criança nos parques ou no âmbito escolar, na etapa da Educação Infantil.

Como fazer a brincadeira do ovo na colher?

Para a brincadeira do ovo na colher, precisamos de um ovo e uma colher. Para brincar, é preciso marcar um ponto de saída e outro de chegada. O participante deve fazer o trajeto de um ponto a outro segurando uma colher na boca sobre a qual equilibra um ovo.

brincadeira do ovo na colher 00

Se quiser evitar sujeiras, pode optar por cozinhar o ovo primeiro. Se a criança tem entre 3 e 6 anos, pode substituir o ovo por um de silicone. Também, no lugar de segurar a colher com a boca, pode usar as mãos. Quanto maior for a criança, podemos optar por aumentar a dificuldade, colocando obstáculos no meio do percurso.

As variantes do jogo do ovo na colher são múltiplas. Por exemplo, se houver muitas crianças na brincadeira, podemos optar por fazer uma atividade em equipe, fazendo uma corrida de revezamento. O maior nível é passar o ovo de uma colher para outra sem usar as mãos.

brincadeira do ovo na colher 01

Se o ovo cai da colher, a criança deve voltar ao ponto de largada e começar o percurso de novo.

Brincadeiras infantis

Brincadeiras para uma infância rica e feliz. Isso é o que você encontra nesta seção repleta de ideias de brincadeiras para fazer sozinho, em família, com amigos. Dicas de jogos legais para fazer em casa, na rua, na escola. Modos distintos de brincar: com bola, de roda, com corda… Enfim, um universo rico de coisas bonitas que podemos fazer no dia a dia com as crianças.

Posts relacionados

Vamos brincar de estátua? Regras da brincadeira

Brincadeiras folclóricas: o que são e quais as mais populares no Brasil?

Aprendendo brincando a criança se desenvolve melhor

Atividades para pais e filhos fazerem juntos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *