AtividadesMétodo MontessoriReggio Emilia

Brincadeiras e Atividades de Halloween para Educação Infantil

atividades de halloween

O Halloween é destas datas que podem dar muito pano pra manga. Em outras palavras, é uma festa tão marcada por suas cores e símbolos que podemos aproveitá-los para oferecer bonitas atividades aos nossos filhos. Nesta publicação, compilamos algumas brincadeiras e atividades de Halloween inspiradas nas pedagogias alternativas, em especial, o Método Montessori, Reggio Emilia e Waldorf que fizemos aqui em casa.

O mais legal dessa festividade que, cada vez mais, ganha espaço em nossa cultura, é a possibilidade de experimentar tantas texturas distintas. As decorações são feitas com materiais diferentes, permitindo à criança uma exploração rica de seu entorno. 

Para a Educação Infantil, podemos propor uma variedade de brincadeiras e atividades de Halloween que desenvolvam diferentes habilidades, tais como ampliação de vocabulário, desenvolvimento da coordenação motora fina, coordenação mão-olho, percepção visual e auditiva, refinamento dos sentidos…

Brincadeiras e Atividades de Halloween para Educação Infantil

Selecionamos uma série de mais de 30 propostas de brincadeiras e atividades para as crianças se divertirem no Dia das Bruxas.

Fantasiar-se no Halloween

Escolher uma fantasia de Halloween e ir brincar na rua. Toda criança adora! Não somos de festejar essa festa em casa, mas a pequena estuda em um colégio inglês, logo vive o Dia das Bruxas com muita empolgação. Cada ano coloca sua fantasia para passar um dia super divertido com os amiguinhos.

brincadeira de halloween fantasia

Decorar abóbora de Halloween

A decoração de abóboras é uma das tradições do Halloween. Isso porque a festa é uma tradição dos países do Hemisfério Norte, em especial, muito vivenciada nos Estados Unidos. Lá é outono e época de abóboras. Muitas famílias visitam campos de plantação de abóboras. Com elas, fazem doces e bolos saborosos. Além disso, também é tradição decorar abóbora. No ano passado, fizemos juntas a nossa, uma Frida Kahlo. Laura ajudou fazendo as flores, pintando a sombracelha e colando a boca da Frida. 

decorar abobora de halloween

Atividade do Halloween de recorte e colagem

Uma atividade super divertida de recorte e colagem para o Halloween. Laura fez uma vela super bonita. Para isso usamos um pote de vidro, cola bastão, tesoura, papel de seda vermelho e laranja, fita adesiva dourada. Ah, e uma vela pequena que vai introduzida no interior do pote. Para fazer essa vela decorativa, a criança deve recortar o papel de seda, passar cola pela superfície exterior do pote e colar os pedaços de papel. Depois, na parte superior, enfeitar com a fita adesiva.

atividade do halloween de recorte e colagem

Teatro do Dia das Bruxas

“A bruxa malvada da cara enfezada, não gosta de criança…” Laura adora essa música. Então, colorindo desenhos de animais e personagens que aparecem na canção, decoramos um espaço da casa para fazer um teatro. Foram vários dias de muita diversão.

teatro dia das bruxas

Veja como ficou nosso teatro do Dia das Bruxas:

Provocação inspirada em Reggio Emilia

Eis uma provocação inspirada em Reggio Emilia. Um cenário sensorial com a temática do Halloween para experimentar e vivenciar. Foi uma experiência bastante bonita e divertida. 

brincar-livre-no-halloween-04-1024x768

No link abaixo você pode ver como ficou nossa atividade do Dia das Bruxas:

Brincadeiras sensoriais do Halloween 

Para as crianças de 18 meses a 3 anos, as brincadeiras sensoriais são as melhores para o Halloween. Nesse período, podemos encontrar muitos materiais divertidos e com texturas diferentes. Também podemos produzir uma garrafa ou bolsa sensorial com o que tivermos em casa. 

Veja um exemplo de bolsa sensorial. Com uma bolsa com fechamento, gel de bebê, corante verde e olhos para manualidades. 

atividade sensorial halloween

Outro exemplo é uma composição de peças soltas e massinha. A criança cria e brinca com os objetos de uma maneira bastante divertida.

experimentacao sensorial

Pintura sem se sujar. Já fizemos essa atividade com Laura, mas confesso que não é das minhas preferidas. É indicada para bebês. Para isso, desenhe em uma bolsa de zíper uma abóbora. Dentro coloque um pouco de tinta vermelha e outra de amarela. Deixe sobre uma superfície lisa para que o bebê possa espalhar a tinta com os dedinhos.

brincadeira sensorial do halloween

Outra possibilidade de experiência sensorial é o slime. Retirar aranhas presos a uma base de slime. 

bandeja sensorial do halloween

Atividade de artes do Halloween

Aqui vai uma proposta de atividade de artes para o Halloween. Imprima um molde de fantasma. Recorte. Coloque-o sobre uma folha branca. Depois, com cotonete ou esponja, contorne o molde usando tinta preta ou roxa. O efeito visual é super bonito. Finalize desenhando olhos e boca. 

atividade de artes halloween

Atividade de Halloween para recortar

Com adesivos com tema do Dia das Bruxas e tiras de papel podemos propor uma atividade de grafomotricidade. Tanto poderia ser uma proposta para traçar como para recortar, tal como você observa na imagem.

atividade do halloween para recortar

Atividade de Halloween com material reciclado

Podemos usar a criatividade para fazer uma série de atividades de Halloween com reciclados. Podemos nos aproveitar de plásticos, recortes de papel, papel higiênico, isopor… Enfim, o que tiver em casa, para dar forma aos símbolos mais emblemáticos dessa festividade.

Primeiro um morcego bem fácil de fazer. 

atividade de halloween com rolo de papel higienico

Avançando no nível de dificuldade, um castelo terrorífico!

atividade de halloween com material reciclado

Atividade de Halloween sobre as emoções

Essa e uma das atividades de Halloween que não poderia faltar durante a celebração desse dia que lida com o medo infantil. Alguns de seus símbolos (caveiras, caixões, fantasmas…) geram medo na criança. Em outras provoca o riso e a alegria. É importante tratar a festa de uma maneira natural. Então, nada melhor que trabalhar as emoções. 

atividades-sobre-as-emocoes-com-abobora-do-halloween-01

Veja como preparar essa atividade:

Separar pompons por cores

A transferência de sólidos é uma das atividades mais frequentes da área de vida prática do Método Montessori. Para o Halloween, podemos usar pompons ou grãos nas cores típicas do Halloween. 

transpor solidos halloween

Atividade de matemática do Halloween

Contar abóboras, fantasmas, caixões, bruxinhas… Uma proposta de matemática para festejar o Halloween. Para fazer a brincadeira mais divertida, use uma forma de silicone e pinça para transferência. Aproveite os diferentes formatos de balinhas temáticas para fazer a atividade.

atividade de matematica do halloween

Jogo da velha do Dia das Bruxas

O famoso jogo da velha pode ser adaptado para o dia das Bruxas. Pode usar balinhas de chocolate, pedras pintadas, símbolos do Halloween impresso. As crianças vão se divertir um monte!

jogo da velha do dia das bruxas

jogo da velha halloween

Esqueleto do Halloween com cotonetes

Divertidíssima essa atividade de montar o esqueleto do corpo humano com cotonetes. Uma atividade que pode ser feita em qualquer época do ano, mas que se torna mais atrativa no período do Halloween.

Esqueleto do Halloween com cotonetes

Atividade de alinhavo sobre o Halloween

Alinhavar é uma atividade que deve estar sempre presente na vida da criança. E, no período do Dia das Bruxas, podemos usar moldes de seus símbolos mais frequentes para propor o alinhavo.

atividade de alinhavo dia das bruxas

atividade halloween alinhavar

atividade de halloween alinhavar

atividade de alinhavo halloween

Atividade de Halloween na mesa de luz

Para a mesa de luz, aranhas fluorescentes que brilham no escuro. Acender e apagar a mesa de luz para ver o efeito. É uma proposta sensorial, mas que, perfeitamente, pode servir para trabalhar quantidades ou realizar traçados.

atividade de halloween na mesa de luz

Janelas sensoriais

E, ainda, transformar as janelas da casa um ambiente de decoração super interativo. Na primeira imagem, uma abóbora translúcida. Está feita com papel contact colado do lado inverso na janela. Além disso, papeis de ceda para colar sobre o papel contact. Quando da a luz, as cores são refletidas na parede ou no chão.

janelas sensoriais do halloween

E, por fim, um fantasma de algodão. Aqui, papel contact, cartolina preta para olhos e boca, e algodão.

janela sensorial do dia das bruxas

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Bruxa malvada da cara enfezada

Atividade do Dia das Bruxas com peças soltas

Atividade de Halloween para mesa de luz Reggio Emilia

Cantinho da fantasia estimula a criatividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *