Atividades

Brincadeiras em família para fazer em casa

brincadeiras em familia jogar um jogo

Décimo dia de quarentena. Sei que nosso Diário de confinamento pelo Coronavírus vai com um pouquinho de atraso, mas vamos atualizando. Hoje compartilho algumas das brincadeiras em família que podemos fazer em casa durante a quarentena ou em qualquer outra ocasião.

Desde que começou a quarentena, o que mais tenho lido é sobre saber aproveitar o tempo em família. Sempre fomos de aproveitar o tempo juntos, até porque trabalhamos em casa e temos a sorte de poder compartilhar muitos momentos com nossa filha. Entretanto, sei que não é a realidade de muitos pais que trabalham durante muitas horas e, quando chegam, ainda se veem repletos de atividades de rotina.

É verdade é a quarentena pode se tornar muito cansada, sobretudo, se os pais fazem teletrabalho, devem cuidar dos filhos e ainda do lar. Ser corresponsáveis pelas tarefas ameniza muito as dificuldades do confinamento. Mas apenas isso não é suficiente. O cansaço pode ser tal, que muitos pais, à falta de recursos, acabam apelando para as telas.

Temos conseguido manter as rotinas anteriores ao confinamento. E uma das formas é destinar, parte do tempo, para brincadeiras em família. No dia anterior, Laura brincou muito sozinha, o que nos permitiu avançar com o trabalho. Nos momentos em que demandava nossa presença, optamos por brincadeiras que podia realizar com o pai, com a mãe ou com os três reunidos.

Brincadeiras em família

Deixo para vocês algumas ideias de brincadeiras para fazer com as crianças em família quando a alternativa é ficar em casa.

1. Ilustrações para colorir

ilustracoes para colorir 04

Uma das propostas é brincar de artes. Observar ilustrações, pinturas ou esculturas e juntos colorir. As ilustrações são um grande convite à percepção visual, à observação para a delicadeza dos traços, um exercício único de reconhecimento estético da arte.

Veja no link abaixo como brincar com as ilustrações para colorir de Molly Egan.

2. Ler livros

Os livros devem estar acessíveis à criança, assim como os brinquedos. Quando bebês, as crianças tem curiosidade pelos livros, tanto pelas imagens como passar as páginas repetidamente. Mas, para desenvolver o gosto pela leitura é preciso muito mais. Não apenas que leiamos para elas contos, poemas, lendas… como também que esse material esteja a seu alcance.

brincadeiras em familia

Ler é uma das mais interessantes brincadeiras em família. Por exemplo, depois de ler, brincamos de recontar a história, atribuindo-nos alguns personagens. Ou, se é à noite, com a lanterna, recriamos as sombras dos personagens no teto.

3. Desenhar livre

Outra possibilidade, é também fazer desenhos livres. Brincar de desenhar qualquer coisa. Essa é uma atividade que motiva a criatividade da criança que expressa no papel suas emoções e pensamentos.

brincadeiras em familia desenhar

Tenha em conta evitar fazer desenhos padrões que acabe por enlatar a criatividade da criança. Deixe-a desenhar livre e colorir com as cores que desejar.

4. Fazer uma manualidade

Havíamos feito, dias atrás, um avião com tubo de rolo de papel higiênico. Tudo bem simples Pintar o tubo, cortar e colar umas asas em uma caixa de papelão, dessas de biscoito. Entre esperar secar a tinta, não foi até ontem quando pudemos realizar o experimento.

brincadeiras em familia aviao de papel higienico

Em uma ponta amarramos uma ponta da linha e, na outra, outra ponta, fazendo uma diagonal em descida. Laura tinha que realizar os movimentos de decolagem (subir com ajuda das mãos) e aterrissagem (deixar o avião descer sozinho).

5. Brincar com peças soltas

Essa é das minhas brincadeiras preferidas para fazer com Laura. É um convite à criatividade. As peças soltas não apenas ajudam a criança a desenvolver a criatividade, como também a nós, os adultos.

brincadeiras em familia pecas soltas

Com uso das peças soltas, montamos sempre minimundos e contamos histórias. Um lindo momento em família.

6. Jogar um jogo

O da vez foi o quebra-cabeça. De vez em quando brincamos de montar um tapete de quebra-cabeça. Nesse caso, para evitar que façamos os jogos, vamos desafiando-a de distintas maneiras. “Vamos ver quem consegue terminar primeiro?“, “Não sei onde colocar esta peça. Poderia me ajudar?“. Também vale cada membro fazer um quebra-cabeça, mas deixando que a criança termine ao mesmo tempo que você ou antes.

brincadeiras em familia jogar um jogo

Também vale a pena sempre brincar com algum jogo de mesa, tabuleiro, cartas… Enfim, algum jogo que se brinque juntos.

Não há dúvidas de que há muitos outros jogos que podemos fazer em família. Aqui em nosso blog mesmo, você encontra várias ideias, visitando o nosso Diário de Confinamento pelo Coronavírus.

Veja nosso Diário de confinamento. Clique na imagem abaixo!

diario de uma familia em confinamento pelo coronavirus

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade cores primárias para crianças

Atividades de Páscoa para Educação Infantil

Atividades de Páscoa divertidas inspiradas em Montessori

30 ideias Montessori de atividades em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *