Brinquedos e Jogos

Brinquedos educativos, jogos e brincadeiras para a quarentena – Dia 4

Quarto dia de confinamento. O dia não foi perfeito. Teve um pouco de tudo. Mas posso afirmar que a escolha das atividades de hoje se mostraram muito coesas. Para hoje tínhamos preparado tirar os brinquedos educativos da gaveta, aqueles de que gosta muito e aqueles com os quais já quase não brincava. Um título para nosso dia: redescobrindo brinquedos educativos, jogos e brincadeiras.

De manhã

Bora jogar o jogo do Monstro das Cores. Sensacional esse jogo cooperativo para trabalhar as emoções com as crianças. Jogamos três partidas. E um quê de coisas mais soubemos sobre nossa filha. Relatou-nos situações em que se sente triste, com medo ou com raiva. E nós desconhecíamos que lhe havia passado. Podemos “palestrar” sobre as emoções, dar nome ao que estão sentindo para que entendam, mas é através do brincar que a criança consegue expor o que sente realmente.

brinquedos educativos 01

brinquedos educativos 02

Deixo o link com a nossa resenha sobre o jogo! Tenha em conta como presente para seu filho ou para qualquer criança que ame e queira muito bem.

Tomado o café-da-manhã, enquanto organizava a rotina da manhã, convidei Laura a me ajudar, limpando a plantinha que temos sobre a mesa da cozinha. Tarefa que cumpriu com muita atenção, cuidado e alegria.

brinquedos educativos 03

Veja no link abaixo, como oferecer essa atividade à criança:

Um pouco de jogo livre. Ela redescobriu a estação de trem, com a qual já não brincava fazia um bom tempo. Trouxe toda a turma de bonecos em miniatura e criou um mundinho a parte. Essa foi uma brincadeira que a entreteve por bastante tempo.

brinquedos educativos 04

Observem bem a obsessão com a ordem. coloca um animal ao lado do outro. Tem em conta os tipos de animais. Muito interessante observar tudo isso.

brinquedos educativos 05

E isso sem contar o cuidado estético na hora de organizar os ambientes de seu minimundo.

brinquedos educativos 07

Enquanto brincava com a estação de trem, aproveitamos para preparar a atividade proposta pela professora da Laura. Embora esteja em casa, o confinamento é por uma situação de emergência sanitária. Não são férias. Para suprir isso, a professora envia, diariamente, atividades por email para que possamos praticar em casa o que estariam fazendo na escola.

A atividade era de pareamento de meias. Em um cesto de meias misturadas, a criança deve encontrar os pares e parea-las usando um pregador.

brinquedos educativos 08

Deixo, abaixo, o link de como trabalhar essa atividade com a criança:

Outro jogo cooperativo com o qual voltamos a brincar foi o Meu primeiro frutal, da marca HABA. Esse jogo é sensacional. Trata-se de, em equipe, evitar que o corvo chegue ao frutal e coma as frutas. Bons momentos em família. Jogamos duas partidas.

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 09

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 10

E, enquanto o almoço fica pronto, jogamos um dominó de números. O bom e velho dominó sempre garante momentos de alegria. Esse jogo, aliás, é excelente para trabalhar os números. Essa foi a primeira vez em que brincamos de dominó da maneira correta, ou seja, sem que o adversário veja suas fichas. E foi super legal! Nas primeiras vezes que jogamos, até para guia-la sobre como jogar o dominó.

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 11

Além de tudo, o dominó é um jogo bastante barato e útil. Deixo aqui, algumas recomendações de compra:

A seguir, almoçamos e dormir um pouco. Enquanto a pequena dorme, aproveito para trabalhar um pouco.

De tarde

À tarde, já estabelecemos o banho como primeira atividade pós acordar da sesta. Aproveitamos para fazer do banho um momento divertido. Usamos a banheira e sempre acrescentamos algum elemento de jogo. Dessa vez, repetimos o banho no escuro. Para isso, usamos pulseiras de neon e bolinhas pequenas.

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 13

A tarde continuou bem produtiva. Laura plantou o feijão no algodão. Essa é uma experiência antiga que todos fizemos de criança. Colocar algumas sementes sobre o algodão úmido para que germine. Vamos ver o que acontecerá com o feijãozinho até o final do confinamento.

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 14

Ocupamos boa parte da tarde com uma atividade de artes com os círculos concêntricos de Kandinsky. Não vou nem contar muito aqui. Na imagem você vê o resultado. Clicando no link que vem a seguir, você descobre tudo o que fizemos. Proposta nota 10!

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 15

Veja que maravilhosa atividade para fazer com as crianças:

À noite

Já à noite, jantamos cedo e deixamos Laura brincar um pouco mais. Habitualmente dorme entre 21h30 e 22h. Quando terminamos de jantar, ainda não eram as 20h. Então, mais jogo. O da vez foi o Shapes Puzzle. Trata-se de um brinquedo super divertido. Vem com umas fichas com objetos a serem recriados usando as figuras geométricas.

Laura se entreteve bastante. Começou com as figuras básicas, como uma sombrinha ou um peixe. de repente, desafiou a si mesma a fazer um robô, uma das figuras mais complicadas do jogo. E não é que conseguiu?

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 16

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 19

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 18

Não bastasse, ainda, por si mesma, fez um coelho com as peças do jogo. Puro exercício da criatividade.

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 17

Lembram-se da cabana? Olha a pequena de casa dentro lendo um livro.

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 20

Ali se deu com o livro o Pequeno Príncipe, da Ciranda Cultural. Pediu que lesse para ela e, ao terminar a leitura, quis fazer os quatro quebra-cabeças que integram o livro. E, ainda que fosse já a hora de ir dormir, ali fiquei esperando a que completasse o jogo.

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 21

Deixo o link para a compra desse livro para vocês aqui:

E observaram bem a casinha de fechaduras que aparece na foto acima? Parece que Laura entendeu bem que o dia foi de brincar com os brinquedos. “Espere, mamãe! Já vou dormir! Antes tenho que abrir esta porta aqui.

redescobrindo os brinquedos coronavirus 4 22

Primeiro conflito formado

Embora relate uma série de atividades que fez durante o dia, tenham em conta que o tempo investido em cada uma delas é curto. Em geral não passa de 30 min. Laura tem apenas 3 anos e meio e o tempo de concentração pode variar muito de uma atividade a outra.

Fato é que a cabana se tornou um refúgio. Entre uma coisa e outra, sempre se metia ali para ver um livro, brincar de boneca ou estar quietinha.

Mas, talvez você se recorde que no início desta publicação comentava que o dia não tinha sido perfeito. Lembram-se da piscina de bolinhas? No dia anterior, Laura havia espalhado as bolas por toda a sala. Levamos na brincadeira, brincamos de recolher. No entanto, ontem, ainda pela manhã, um pouco entediada, quis jogar todas de novo no chão. Ao vê-lo, coloquei o limite. Expliquei-lhe que havia acabado de organizar tudo e que as bolas fora da piscina apenas à noite.

A pequena não se deu por satisfeita. Minha explicação parecia não fazer sentido: “Depois recolho, mamãe!” Sei que o dizia de verdade, mas sei bem que a realidade é bem outra. Não é fácil para uma criança dessa idade recolher tudo. Ao persistir no limite colocado, a pequena começou a chorar desesperada. Uma “birra” sem tamanho. Já são os primeiros sinais de desgaste do confinamento. Insistia em tentar ir à piscina de bolas e continuar jogando tudo para fora.

A um certo ponto, vendo que o caminho não era o adequado, convidei-a a ir a seu quarto. Ela foi, contra vontade e lá ficou. Chorou um tempo, mas, de repente, dominou o silêncio. Aproximei-me e ali estava em sua mesa de trabalho pintando.

Ao finalizar a pintura, veio me presentear: “Mamãe, para você.” E eu lhe perguntei: “Está melhor? Você ficou com raiva porque não deixei jogar as bolinhas fora?”. E ela respondeu: “Sim. Fiquei triste e brava. Mas quando fico triste, vou ao meu quarto e tenho uma boa ideia. Viu que desenho lindo eu fiz?”. Conclusão: para evitar novos desentendimentos, recolhi as bolas da piscina e tocamos o dia para frente com muita leveza.

Veja nosso Diário de confinamento. Clique na imagem abaixo!

diario de uma familia em confinamento pelo coronavirus

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Tabuleiro de contagem com números de 1 a 10

Malas de viagem infantil Trunki e a autonomia das crianças

Livro sensorial infantil

Jogo de contar peças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *