brincadeira recreativa cabra-cega 01

Uma brincadeira recreativa que sempre fazemos em casa é a cabra-cega. Também é conhecida como pata-cega, cobra-cega e galinha-cega. Esse é um jogo para crianças e adultos. Logo, perfeito para brincar em família. O objetivo da brincadeira cabra-cega na Educação Infantil é estimular a atenção, a concentração e a orientação espacial.

Um dos participantes, estando com os olhos vendados, deve procurar e agarrar os outros. O único necessário para a brincadeira é uma venda para tapar os olhos e que haja dois ou mais participantes. O jogo tem início quando os jogadores fazem uma roda à volta da cabra-cega que está de joelhos e, claro, de olhos tapados. Enquanto dão a volta os participantes dialogam com a cabra-cega:

“Cabra-cega, donde vens?”
“Venho da serra.”
“O que me trazes?”
“Trago bolinhos de atum.”
“Dá-me um!”
“Não dou.”

Ao terminar, todos começam a dizer “Gulosa, gulosa, gulosa…” e a fugir. Quando ela agarra alguém, tenta adivinhar quem é. Se acertar, essa pessoa passa a ser a cabra-cega. Antes de recomeçar o jogo, a nova cobra-cega, já com os olhos vendados dá três voltas sobre si mesma, enquanto fogem os jogadores cantando:

“Cabra-cega! Cabra-cega! Tudo ri, mãos no ar, a apalpar, tatear, por aqui, por ali. Tudo ri! Cabra-cega! Cabra-cega! Mãos no ar, apalpando, tateando, por aqui, por ali, agarrando o ar! Tudo ri…”

Se a pata-cega sair do local, poderá ser avisada pelos jogadores da seguinte forma:

“Cabra-cega o que perdeste?”
“Fina ou grossa?”
“Fina” ou “Grossa”
“Então anda achá-la.”

Adaptação de cabra-cega para crianças de 2 a 4 anos

Em casa, como a pequena ainda tem 3 anos e meio, adaptamos para que pegue objetos. Primeiro pegamos um objeto e lhe dizemos: “Isto é uma bola. Vou deixa-la aqui, em cima do sofá.

jogo recreativo cabra cega

Vedamos seus olhos. Seguramos sua mãozinha e lhe damos três volta e a soltamos. Então lhe dizemos: “Cabra-cega, pode encontrar a bola que está no sofá?”

brincadeira recreativa cabra-cega 03

Esse é um momento muito divertido, pois podemos trabalhar novos conceitos como direita e esquerda, longe e perto, para frente e para trás, para um lado e para outro… É uma excelente oportunidade para que a criança conheça seu próprio corpo e perceba seus próprios limites, quando lhe falta um dos sentidos, no caso, a visão.

Essa é uma brincadeira tradicional excelente para viver bonitos momentos em família.

Brincadeiras infantis

Brincadeiras para uma infância rica e feliz. Isso é o que você encontra nesta seção repleta de ideias de brincadeiras para fazer sozinho, em família, com amigos. Dicas de jogos legais para fazer em casa, na rua, na escola. Modos distintos de brincar: com bola, de roda, com corda… Enfim, um universo rico de coisas bonitas que podemos fazer no dia a dia com as crianças.

Posts relacionados

Acampamento de férias em casa - Dia 5

Brincadeira STOP ou Adedanha - O que é e quais as regras?

Brincadeiras com bambolê divertidas para crianças

Como Brincar De Tá Pronto Seu Lobo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *