AtividadesAtividades de Alfabetização

Caça ao tesouro das letras do alfabeto

caca ao tesouro das letras 04

Compartilho a ideia de um caça ao tesouro das letras do alfabeto. Essa é uma proposta de atividade de linguagem e você pode organizar de diferentes maneiras. Aqui em casa, como Laura tem 3 anos e meio, organizamos um caça ao tesouro com as letras de seu nome.

Vou explicar o passo a passo dessa divertida brincadeira.

Passo 1: Letras a serem buscadas

Escrevi em uma folha o nome LAURA. O objetivo é encontrar as letras espalhadas em um cômodo da casa e formar o nome LAURA.

caca ao tesouro das letras 07

Passo 2: Decidir o local do caça ao tesouro

Escolhi a sala para fazer o caça ao tesouro das letras. Coloquei a folha com o nome LAURA no centro de um armário e comuniquei aos participantes, pai e filha, que deveriam buscar pela sala as letras do nome Laura. Do lado direito, a pequena da casa deveria formar seu nome. E do lado esquerdo, o pai.

caca ao tesouro das letras 05

Usei as letras do alfabeto móvel para a brincadeira. Coloquei cada uma delas em distintos espaços da sala.

caca ao tesouro das letras 04

Caso você não tenha o alfabeto móvel em madeira, pode optar por imprimir um alfabeto, recortar as letras e colocar papel contact para que fiquem mais firmes e durem mais.

Deixo, abaixo, o link de alfabeto para imprimir:

Ainda vale mencionar que você deve ter em conta o número de participantes. No nosso caso, eram pai e filha. Então coloquei 10 letras, já que o objetivo era que um deles pudesse formar primeiro o nome LAURA.

caca ao tesouro das letras 03

Essa atividade trabalha a discriminação visual, já que a criança deve reconhecer suas letras e organiza-las em ordem.

Passo 3: Averiguar a ordem correta das palavras

Ao finalizar a brincadeira, os participantes averiguam a ordem correta das letras e o nome formado.

caca ao tesouro das letras 06

Mais ideias

Outras ideias de caça ao tesouro para trabalhar a linguagem poderiam ser:

  • Imprimir a imagem de um alfabeto e esconder as letras para que os participantes a encontrem. Para crianças a partir dos 4 anos.
  • Dar aos participantes imagens de objetos e esconder em um cômodo da casa as palavras correspondentes. Essa proposta pode ser ideal para crianças a partir dos 6 anos, quando já saibam ler.
  • Caça ao tesouro das sílabas. Cada participante deve encontrar um número determinado de sílabas. Ao consegui-lo, devem junta-las e formar o maior número de palavras. Ideal para maiores de 7 anos.

Tenha em conta que a idade é uma aproximação do que as crianças poderiam estar prontas para realizar. O mais importante é observar seu interesse e considerar que está pronta para um nível ou outra de atividade.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Caça ao tesouro da primavera

Brincadeira grafomotora com carrinho Hot Wheels

Alfabeto maiúsculo para imprimir

Alfabeto minúsculo para imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *