AtividadesAtividades sobre EmoçõesEducação EmocionalLivros infantis

Caixa da raiva: o melhor recurso contra a raiva e a ira das crianças

caixa-da-raiva-03

A caixa da raiva surgiu de uma ideia da psicóloga espanhola Marina Martín para ensinar as crianças a controlar a raiva e a ira. Essa ferramenta tem sido recebida como um dos melhores recursos para ajudarmos nossos filhos a autocontrolar suas emoções e sentimentos.

Segundo a psicóloga, a ideia da caixa da raiva nasceu da leitura do conto “Vaya Rabieta” (“Que birra”), de Mireille d´Allancé.

O conto Vaya Rabieta

Na narrativa, Roberto é o protagonista. Ele vive um mau dia: os país zangaram com ele, não gostava da comida e desobedeceu a seus país. Logo, você pode imaginar que tudo acabou com o menino cheio de raiva. No conto, a raiva é ilustrada como um grande monstro que sai do pequeno corpo de Roberto. Esse monstro domina o menino e pode fazer o que quiser com ele, sem qualquer controle.

vaya rabieta Mireille d Allance

É por isso que o grande monstro destroi tudo o que encontra: desfez a cama, jogou longe o abajour, os livros, os brinquedos. Depois de se dar conta do que aconteceu, o menino tenta reparar tudo o que a raiva havia destruído. Enquanto tratava de arrumar o quarto e colocar cada coisa em seu lugar, a raiva foi se tornando cada vez menor. Ficou tão pequena que coube em uma caixa.

Visite nossa seção de História Infantil, para que conheça outros contos infantis para trabalhar as emoções.

A caixa da raiva

É da ideia de dito conto que a psicóloga sugere trabalhar com o menor a ideia de que cada vez que sinta raiva ou ira, pode desenhar em um papel tudo o que está sentido. Essa é a maneira de mandar pra fora tudo o que lhe está fazendo mal.

Certamente, os desenhos trarão traços fortes, marcados pela impulsividade e pelo desequilíbrio vivenciado quando essas emoções dominam o ser. Pouco a pouco os traços vão se tornando mais claros. É aí quando a criança se dá conta de que está se acalmando.

caixa da raiva 01

Após terminar o desenho, explique à criança que deve amassá-lo e coloca-lo em uma caixa fechada, para que sua raiva não possa sair.

caixa da raiva 02

A caixa da raiva pode ter várias formas. Construa uma junto com seu filho. Uma dica útil é usar essa ferramenta no cantinho da calma. Conjugar esses dois recursos pode ser muito eficiente para ensinar a criança a identificar e regular as emoções.

Nós adoramos o recurso e, em seu tempo, o utilizaremos com nossa filha. Já mostraremos a nossa pronta. E você, se anima a fazer uma para seu filho? Depois compartilhe conosco sua experiência.

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Posts relacionados

Como ajudar uma criança a expressar seus sentimentos?

Livros infantis sobre emoções para crianças

Casa dos sentimentos e emoções - livro infantil

Como eu me sinto - Coleção de livros infantis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *