Método Montessori

Caixa de cores montessori nr 1 – Faça você mesmo

caixa de cores montessori 06

Há algum tempo publicava sobre a caixa de cores Montessori, um um dos materiais mais bonitos e interessantes do método Montessori. A partir do manuseio de tabletes de madeira as crianças aprendem, gradativamente, a paleta de cores. Basicamente há três caixas de cores que acompanham o desenvolvimento infantil e sua empreitada no conhecimento dos distintos tons dos objetos. Nesta publicação, mostraremos como você pode fazer uma caixa de cores montessori nr 1.

Antes mesmo de explicar o passo a passo, deixo o link do post sobre as distintas caixas de cores:

Recordamos, também, que, mesmo sendo possível fazer a caixa de cores montessori, o melhor é comprá-la em madeira, de boa qualidade. Isso porque, no que se refere ao material montessori, sempre há um porquê.

Os tabletes devem ser de madeira, porque absorvem melhor os tons das paletas de cores. Além disso, as bordas de madeira são muito úteis, pois a criança pode manusear corretamente o material sem entorpecer a visão. Em outras palavras, o foco da observação está na cor.

caixa de cores montessori 02

Fazer a caixa de cores montessori nr 1 até pode ser possível, já que obter as cores primárias nem é tão complicada. Mas para as caixas de cores nr 2 e nr 3, colocar os tons corretos das cores, pode ser um tanto difícil. Se para fazer em casa uma caixa das cores usasse tinta, seria necessária atenção redobrada para conseguir os tons corretos da paleta de cores. E se for um imprimível, é preciso uma excelente impressora que garanta a fidelidade dos tons.

Sabemos, contudo, que o material montessori, embora super útil, tende a ser um pouco mais caro. Se você deve priorizar, recomendamos a compra das caixas nr 2 e/ou nr 3, já que trazem também as cores primárias.

Depois de tanto explicar, vamos ao passo a passo e dica de onde conseguir comprar o material montessori.

Caixa de cores montessori nr 1 – Passo a passo

A caixa das cores nr 1 traz um conjunto de seis tabletes de cores primárias: 2 vermelhas, 2 azuis e 2 amarelas. Cada uma delas tem marcos de madeira que facilitam seu manuseio. Permite introduzir o conceito das cores e trabalhar o emparelhamento de objetos iguais. Além disso, é um exercício visual já que o único que varia no objeto é a sua cor. Nesse sentido, a criança se centra naquilo que realmente importa no material: a cor.

caixa de cores montessori 03

caixa de cores montessori 10

Material necessário

  • Cortiça
  • Tubos de tinta acrílica nas cores primárias (amarelo, azul e vermelho)
  • washitapes

Como fazer?

O modo de fazer é bem básico e fácil. Primeiro coloquei wahitape nas bordas para proteger e, assim, não passar a tinta. Posteriormente, passei uma primeira mão de tinta, esperei secar. Passei do outro lado, esperei secar. Dei outra mão de tinta de um lado e de outro. Quando tudo estava seco, retirei o washitape e pronto.

caixa de cores montessori 06 caixa de cores montessori 08

Como apresentar a Caixa de cores montessori nr 1

Para que a criança interiorize o conceito da cor, deve-se apresentar primeiro o material, emparelhando cada cor e depois pedir-lhe que faça o mesmo. Dê nome às cores também.

Esse material está recomendado para crianças a partir dos 18 meses até os 36 meses. A complexidade de uso do material aumenta segundo o interesse do menor.

Onde comprar a caixa das cores Montessori?

Caixa de cores nr 1 >> COMPRAR

paleta de cores caixa de cores montessori 05

Caixa de cores nr 2 >> COMPRAR

paleta de cores caixa de cores montessori 02

Caixa de cores nr 3 >> COMPRAR

paleta de cores caixa de cores montessori 06

Caixa de cores 32 pares >> COMPRAR

paleta de cores caixa de cores montessori 07

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *