AtividadesAtividades de MatemáticaMaterial MontessorianoMétodo Montessori

Caixa de fusos Montessori – O que é e como fazer uma

caixa de fusos montessori 05

Compartilho com vocês um passo a passo de como fazer uma caixa de fusos Montessori (em inglês, Spindle Box), um material do método que é ideal para reforçar a contagem e estabelecer a relação entre quantidade e números. Laura está cada vez mais apaixonada pelos números. Conta tudo o que vê pela frente e o faz de forma ordenada, sem saltar os números.

Ainda que tenha bem integrado o conceito de quantidade, apenas começa seu interesse relacionar quantidade e número. Já consegue relacionar alguns, mas, em ocasiões, confunde algum que outro.

Então, tendo em vista que, Laura tem claro o conceito de quantidade, propusemos o uso da caixa de fusos Montessori para trabalhar a relação quantidade-símbolo. O objetivo simples do material é colocar os fusos no lugar correspondente.

A caixa de fusos Montessori se compõem de duas caixas de maneira com os números de 0 a 9. Dessa forma, além de trabalhar a relação quantidade e número, também trabalhamos o conceito de zero. Através da caixa de fusos, a criança aprende a sequência de números e também a base do nosso sistema decimal.

Como utilizar a caixa de fusos

As caixas de fusos devem ser colocadas uma ao lado da outra. De forma que se veja a sequência numérica do 0 ao 9. Ao lado, o pote com os fusos.

A criança vai acumulando em sua mão os fusos correspondentes a cada número, o que lhes permite sentir como vai aumentando o volume de fusos.

Na primeira vez que Laura utilizou o material, estive a seu lado. Primeiro fiz em silêncio. Com o indicador apontei o número e disse seu nome em voz alta. Ao finalizar, comecei a contagem. Passei dois dedos sobre a divisória do número Zero e disse “Zero”. Depois, sobre a do número 1 (um) e disse “um”. Com a mão direita peguei um fuso do pote e o passei à mão esquerda. E depois o guardei na divisória.

Dessa forma, segui, número a número. É muito importante esse movimento de tirar o fuso do pote um a um, passando de uma mão à outra. A mão direita pega o fuso que corresponde a uma unidade. A mão esquerda os agrupa. Ao finalizar a contagem, a criança sente em suas mãozinhas, o volume.

caixa de fusos montessori 04

O passo de deslizar dois dedos sobre a divisória do número a ser contado também é muito importante. A criança percebe que a caixa está vazia. Logo, isso lhe permite estabelecer a sequência numérica, pois, enquanto desliza a mão, pode dizer o número a ser contado em voz alta. Além disso, o gesto lhe proporciona um maior controle do erro.

caixa de fusos montessori 07

caixa de fusos montessori 08

Ao terminar de contar o número de fusos, com a mão direita os coloca na divisória. O ideal é que os fusos sejam agrupados com ajuda de algum elástico, pois isso ajuda a criança visualizar melhor o conjunto de fusos que formam cada número, ao ve-los todos juntinhos. No entanto, como era o primeiro contato, pareceu-me mais adequado deixar esse tipo de agrupamento para uma próxima vez, para não ampliar o número de ações a serem executadas.

caixa de fusos montessori 09

Controle de erro na caixa de fusos

A caixa de fusos Montessori dispõe de exatos 45 fusos. Essa quantidade é a necessária para contar as quantidades de 0 a 9. Se sobra algum na cesta, a criança sabe que, no processo, contou algum fuso a mais do que deveria. Isso lhe permite voltar e contar de novo as quantidades até encontrar onde está o fuso que falta.

Como fazer uma caixa de fusos Montessori

A caixa de fusos é um material fácil de fazer. Há vários modelos que você pode encontrar na internet. Primeiro, mostrarei o que fizemos. No final da publicação, colocarei outros exemplos para que você possa se inspirar.

Material necessário:
  • Duas tampas de caixa de sapato infantil
  • Cartolina tamanho A4
  • Caneta permanente
  • Palitos para manualidade
  • Cola bastão
Fazendo a caixa de fusos

Infelizmente não tirei fotos do passo a passo. Fiz à noite e a luz não ajudava muito. Mas, tentarei explicar da maneira mais simples para vocês.

A tampa de caixa que utilizei era para sapato infantil tamanho 21-22. Uma cartolina no tamanho A4 foi perfeito para fazer as divisórias. Pegue a folha e dobre ao meio, vá dobrando ao meio novamente, e ao meio uma e outra vez. Dessa forma, você faz uma espécie de sanfona. Ao terminar, organize bem para que tenha 5 bases que serão coladas diretamente na tampa e 4 paredes divisórias. Vendo a caixa, é possível você identificar como conseguir este resultado.

caixa de fusos montessori 01

Com a caneta preta permanente, escreva os números. Faça-os grande e bem desenhado. Com isso quero dizer, que tente uma grafia o mais parecida com aquela que a criança está aprendendo, para evitar confusões na leitura dos números.

caixa de fusos montessori 02

Em um pote ou copo (o nosso é um de bambu que temos em casa), coloque os palitos para manualidades. Em total 45. Pronto!

caixa de fusos montessori 03

Acredito que não tenha demorado 20 minutos para conseguir fazer o material. Simples e muito útil. Certamente, renderá para o tempo que necessite Laura.

Mais exemplos do material montessoriano

Deixo alguns exemplos mais para que você possa se inspirar

– Com feltro
caixa de fuso montessoriana 02

@Flirck

caixa de fuso montessoriana 03

@Flirck

– Com caixa de sapato
caixa de fuso montessoriana 01

@dosprofesenapuros

– Com rolo de papel higiênico

caixa de fuso montessoriana 04

@drbaji – Instagram

– De pano
caixa de fuso montessoriana 05

@Pinterest

– De madeira
caixa de fuso montessoriana 06

@mamaguru

– Caixa de papelão, rolos de papel higiênico e gravetos
caixa de fuso montessoriana 07

@chalkacademy

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Escada de contas coloridas Montessori - Material de matemática

Atividades primavera para Educação Infantil

Fazer arranjo de flores como atividade montessoriana

Números para imprimir - moldes grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *