como fazer caixa de permanencia montessori

A caixa de permanência montessori é um jogo ideal para bebês entre 8 e 12 meses. Trata-se de um objeto com uma abertura superior para introduzir uma bola e com a abertura frontal por onde a ela reaparece.

É muito útil para desenvolver o sentido de permanência, posto que o bebê pode ver como a bola se esconde e volta a aparecer na caixa. Além disso, através desse jogo, também se trabalha a coordenação óculo-manual (ao introduzir a bola pelo buraco), o agarre progressivo da peça à pinça, desenvolvendo a coordenação motora fina (pegar a bola com os dedos quando esta aparece). Caso a caixa de permanência tenha gaveta, ainda é possível trabalhar o abrir e fechar. Também ajuda muito no desenvolvimento da concentração.

Há muitas caixas de permanência no mercado que você pode comprar. No post 20 ideias de brinquedos montessori para bebês de 0 a 1 ano há indicação de onde encontrá-la à venda.

Aqui propomos que faça você mesmo uma caixa de permanência montessori para seu filho, seguindo o nosso passo a passo.

Material necessário

caixa de permanencia montessori - materiais necessarios

caixa de permanencia montessori - materiais necessarios 01

Para fazer o jogo montessori serão necessários:

  • caixa de sapato
  • bolinha
  • tesoura
  • estilete
  • durex
  • fita adesiva dupla face
  • cola líquida e de bastão
  • lápis
  • borracha
  • papel de presente
  • washtape

Como fazer

Para fazer a caixa de permanência montessori, primeiramente, cortei um dos lados da caixa quadrada. Do lado cortado, peguei a metade para fazer o lado fontral do objeto. Também separei um papel cartão retangular para ser a base.

como fazer caixa de permanencia montessori 01

Segundo passo, encapei todas as partes cortadas. Aqui a criatividade é de cada um. Pode usar tinta, papeis de scrapbooking, outros papeis decorativos. O único é que tente fazer um objeto sóbrio.

como fazer caixa de permanencia montessori 02

No terceiro passo, com um objeto circular (no meu caso uma vela), desenhei o círculo no lado superior da caixa. Depois o cortei. E para que ficasse bonitinho, usei washi tape amarelo para decorar. Como você verá, também usei washi no lado frontal para dar um arremate legal ao brinquedo.

como fazer caixa de permanencia montessori 03

Voilà! Pronto para uso.

como fazer caixa de permanencia montessori 04

Veja outro detalhe da caixa de permanência montessori.

como fazer caixa de permanencia montessori 05

O que acha? Gostou?

como fazer caixa de permanencia montessori 06

Como apresentar a caixa de permanência ao bebê

A fim de ser fiel à filosofia Montessori, conto como apresentei o brinquedo à minha filha. Tudo é feito de forma simples e concisa, buscando ser breve ao chamar sua atenção:

  1. Sentei-me diante de minha filha e coloquei o jogo no meio. Busquei um ambiente tranquilo e sem outros estímulos que pudesse desconcentrá-la.
  2. Dei o nome a cada uma das partes: caixa e bola.
  3. Bem devagar, coloquei a bola no buraco e esperamos que saísse pelo buraco frontal. Ao ver a bola sorri para Laura, manifestamos alegria. Repetimos a ação.
  4. Dei a bola à Laura para que experimentasse. Deixei que ela jogasse sozinha e fiquei observando como interagia com o brinquedo.
  5. Como vocês verão nas imagens abaixo, Laura não entendeu bem que deveria colocar a boca no buraco da caixa, mas percebeu que por ele entrava e, por isso, tentava colocar a mão no buraco para pegar a bola. Se assim como Laura, seu filho não entende o jogo, não há problema. Não devemos insistir para que utilize o brinquedo como deveria. Deixe que ele explore o quanto quiser e dê ao objeto o uso que desejar. Verá que em pouco tempo a criança já chegará à conclusão de como brincar.
  6. Assim que Laura perdeu o interesse pelo jogo, recolhi e o guardei em um lugar acessível a ela para que possa voltar a usá-lo quando quiser.

Veja algumas fotos da primeira interação da minha filha com a caixa de permanência:

como fazer caixa de permanencia montessori 08

como fazer caixa de permanencia montessori 09

como fazer caixa de permanencia montessori 10

como fazer caixa de permanencia montessori 11

Se você gostou, compartilhe essa ideia com seus amigos! Mostre como é possível criar brinquedos educativos com aquilo que temos sobrando em casa!

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Recriando o jogo Jenga com peg e moedas de madeira

Atividade para sentir as letras do alfabeto

Brincar com livro: Um presente diferente

Atividades com cores primárias para Educação Infantil

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *