Atividades Educativas

Caixa para classificação das cores primárias – faça você mesmo

caixa para classificacao das cores primarias

Podemos trabalhar as cores primárias com nossos filhos de distintas formas. Por aqui já demos algumas sugestões de atividades fáceis de fazer e que resultam muito úteis para o aprendizado da criança. Uma delas é a proposta que trazemos neste post: uma caixa para classificação das cores primárias. O legal dessa atividade é que introduz também os conceitos de formas geométricas (triângulo, círculo e quadrado). É super fácil de fazer. Chega de perder tempo. Vamos ao passo a passo!

Material necessário

  • caixa de sapatos
  • papel para encapar
  • tesoura
  • durex dupla face
  • washitapes nas cores amarelo, azul e vermelho
  • palitos de picolé nas cores primárias

Como fazer a caixa de classificação das cores primárias

O modo de fazer é bem prático. O ideal é que a caixa de sapatos seja pequena, para evitar que, ao colocar os palitos nas aberturas correspondentes, esses caiam dentro da caixa. Na tampa da caixa de sapato, desenhe um quadrado, um triângulo e um círculo. Recorte, deixando as três aberturas na tampa.

atividade-cores-primarias-06

Em seguida forre a capa com papel decorativo da sua escolha. Para fixá-lo usei durex dupla face. Você pode optar por alguma cola também. com uso do washi tape, faça a borda de cada uma das aberturas para que a criança identifique onde deve ir cada palito de picolé.

Eu já tinha os palitos coloridos. Achei um cento deles a um preço bem barato que me fez desistir de pintar cada um deles. Caso não os encontre, utilize tinta acrílica e pinte você mesmo os palitos. Isso é tudo.

Apresentação da caixa de classificação das cores primárias

Em um lugar tranquilo, coloquei a caixa de classificação e, ao lado os palitos de picolé. Como essa não é a primeira atividade sobre cores primárias que fazemos com Laura, não foi necessária qualquer explicação. A menina pegou os palitos e foi classificando-os segundo a cor das bordas.

Não trabalhamos as formas geométricas. Apenas compunham o formato de cada abertura. Não vimos como algo necessário já que o objetivo era o trabalho com a cor. No entanto, vimos oportuno que seu cérebro possa ir absorvendo as formas intuitivamente.

Deixo aqui algumas imagens da atividade:

atividade-cores-primarias-09 atividade-cores-primarias-08 atividade-cores-primarias-03 atividade-cores-primarias-11 atividade-cores-primarias-01

Recomendamos que veja o post abaixo para descobrir várias possibilidades de abordagem das cores.

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Jogo de esconder objetos

Hexágonos coloridos para imprimir e montar

5 atividades para fazer com as crianças nas férias

Atividade para preservação da tartaruga marinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *