Método MontessoriOrdem em casa

Cantinho da leitura: o que é, como fazer, benefícios e ideias

Quarto montessoriano

Cada vez mais pais se interessam por montar um quarto montessoriano para seus filhos. Nós somos um deles. Adoramos a ideia de que nossa filha pudesse ter tudo a seu alcance. E que, assim sendo, pudesse fomentar seu desenvolvimento psicomotor, sua autonomia e independência. Um dos requisitos do quarto montessoriano é contar com um cantinho da leitura, um espaço destinado ao contato estreito com os livros infantis.

O que é o cantinho da leitura?

O cantinho da leitura é uma espécie de mini biblioteca cujos livros estão à disposição da criança. O ideal é que os livros estejam em expositores para que o livro possa ser visto em sua totalidade. Em outras palavras, conta muito que a criança possa ter o contato com o título a partir da capa. O objetivo desse espaço é incentivar o hábito da leitura de forma espontânea.

Cantinho da leitura montessori 01

Onde montar o cantinho da leitura?

O cantinho de leitura pode ser montado em qualquer espaço da casa, embora os recomendados sejam a sala ou o quarto infantil. Há, ainda, quem opta por fazer um cantinho da leitura infantil na casa da árvore, na varanda ou no quintal. Na realidade, tudo depende do espaço que cada qual conta em casa. Na escola, é fundamental ter um espaço de leitura na sala de aula, especialmente na etapas do Maternal e da Educação Infantil. Os livros devem estar disponíveis para que a criança os folheie e se encante com suas histórias e ilustrações a qualquer momento.

Como montar um cantinho da leitura no estilo montessoriano?

Não existe um modelo de cantinho de leitura para seguir de padrão para montar um em casa. O que há são recomendações para conseguir montar um espaço de leitura infantil em casa no estilo Montessori:

Espaço cômodo e tranquilo

Nós optamos por uma parte do quarto com menos estímulos (brinquedos e pelúcias). Nesse cantinho colocamos uma biblioteca infantil ao chão para que Laura tenha acesso desde bebê aos livros e mais duas prateleiras para que possa ter acesso à leitura quando já esteja maiorzinha (com o tempo pretendemos ampliar o número de prateleiras).

Também conta com uma almofada grande e cômoda para que possa sentar-se ou deitar-se para ler os livrinhos. As variações de biblioteca montessoriana em casa são muitas. É possível, por exemplo, no lugar da almofada, uma mesinha com duas cadeirinhas. Isso o faremos mais adiante. O interessante é adequar o ambiente à criança.

Cantinho da leitura montessori 02

Contos acessíveis à criança

É muito importante que os contos estejam ao alcance da criança. Isso lhe traz autonomia, já que ele mesmo decide que livro deseja ler, bem como o momento em que quer ler. Para isso, as capas dos livros devem estar visíveis, para que a leitura se torne mais atrativa para a criança. Lembre-se de que, em geral, os livros estão um ao lado do outro em uma estante, deixando à vista somente o lomo.

Para as crianças isso pode se tornar algo complicado já que não conseguem sentir-se atraídos pela leitura. Ao organizar os livros de forma que a criança possa manusear com facilidade cada um deles, damos-lhe oportunidade de escolher o que quer e de se deixar atrair pelas ilustrações e cores.

Os contos também devem trazer temas que falem da realidade da criança, respeitando seus gostos e interesses. Nós optamos por dispor para Laura livros sensoriais (de tela e de papelão com texturas distintas), bem como a coleção de livros ‘Sentimentos’, de Trace Moroney. Cada dia lemos para ela um conto.

Na hora de montar o cantinho de leitura de seu filho, o fundamental é que seja um espaço agradável e confortável, que convide a criança a ler. Ah, e se você não tem como fazê-lo no quarto da criança, talvez tenha um cantinho na sala. Neste caso, evite que esteja diante da televisão, para evitar que esse estímulo tire o foco do objeto da atividade.

Decoração para cantinho da leitura

Para elaborar o canto da leitura, podemos usar assentos cômodos (colchonetes, almofadas, puffs…) e um armário em madeira com os livros. Como muito, algum pôster com a temática de leitura. Por que devemos evitar fazer painel, quadros ou qualquer coisa espalhafatosa? Simplesmente porque acabam por carregar o ambiente e não contribuem para que a criança se centre nos livros. Quanto menos estímulos, melhor será.

Então, evite fazer, por exemplo, um painel em eva super colorido. Se o livro está à disposição da criança à qualquer momento e não limitamos o seu uso, não precisamos ficar caçando formas e frases de como incentivar a leitura. Sei que sua intenção é chamar a atenção da criança para a existência dos livros naquele espaço. A criança é curiosa e, por si só, chegará ao espaço e se encantará com cada um dos livros. A questão é respeitar seus interesses e necessidades.

Ideias para cantinho de leitura

Então, as imagens anteriores são do nosso primeiro cantinho da leitura. Desde então, fizemos algumas mudanças. Espero, mais adiante, poder mostrar a vocês o novo cantinho de leitura que estamos preparando para o quarto da Laura que sofrerá mudanças em breve. De momento, faço uma seleção de bonitos espaços de leituras para que você possa se inspirar.

Cantinho de leitura na sala de estar

Você pode reservar, na sala, uma esquina para colocar um puff e alguns livros. Essa é uma forma de que a criança esteja convidada à leitura, evitando o excesso de televisão!

cantinho de leitura na sala

Cantinho de leitura no quarto infantil

Para o quarto infantil, você pode optar por prateleiras expositoras. Facilita a colocação dos livros e oferece à criança a oportunidade de escolher o livro para ler antes de dormir ou a qualquer hora do dia.

cantinho de leitura no quarto

Cantinho de leitura para quarto de bebê

É possível preparar um espaço acolhedor para a leitura no quarto do bebê. Opte por poltronas confortáveis ou colchonete no chão. Deixe os livros à disposição.

quarto montessori cantinho de leitura

Cantinho de leitura na varanda

Montar um cantinho de leitura na varanda pode ser uma missão complicada, especialmente porque esse é um espaço da casa que costuma ser pequeno. A dica é compartilhar o espaço entre todos da casa, evitando infantilizar a varanda. Apenas permitir à criança que leve os livros à varanda, se deite no chão ou se sente em uma cadeira confortável para ler!

cantinho de leitura na varanda

Cantinho de leitura no jardim

É muito complicado fazer um cantinho de leitura fixo no jardim. Ainda que busquemos fazer um bom abrigo para os livros, a tendência é que a ação do tempo acabe por estraga-los. A dica é aproveitar os dias de temperatura amena e criar espaços de leitura itinerantes, explorando cada cantinho do jardim. Coloque uma cadeira confortável ou estenda uma colcha no chão. Leve uma cesta de livros para passar bons momentos em família!

cantinho de leitura no jardim 02

Cantinho de leitura na árvore

Se você conta com muito espaço exterior e tem possibilidades de fazer uma casa na árvore, ofereça também um cantinho de leitura. Será incrível a criança poder ler em plena conexão com a natureza!

cantinho da leitura na casa da arvore

Cantinho de leitura na sala de aula

Na sala de aula de maternal e educação infantil, é imprescindível um espaço de leitura livre. Em outras palavras, os livros devem estar à disposição da criança da mesma maneira que estão os brinquedos. Meninos e meninas deveriam poder sentar-se a ver os livros a qualquer momento, segundo seus interesses e organização de rotinas da aula.

cantinho de leitura na sala de aula

Cantinho de leitura para biblioteca

Parece um pouco estranho montar um cantinho de leitura em um espaço destinado a ler livros. Então, uma biblioteca infantil deve ser pensada para a criança. Todo o espaço deve ser pensado para que a criança possa pegar os livros e sentar-se em um lugar cômodo onde possa folhear, ver as ilustrações e ler. Logo, é preciso pensar um todo e não apenas uma esquininha com uns puffs. Todo o ambiente deve estar preparado.

cantinho da leitura na bilbioteca

Cantinho de leitura com caixa de papelão

Vale a pena fazer um cantinho de leitura com caixa de papelão? Nossa resposta é um redondo não. Tudo bem que podemos reciclar muitas coisas, mas fica claro, vendo tudo o publicado até aqui que os espaços de leitura devem ser ventilados e com claridade natural suficiente. Deixo um exemplo de um cantinho de leitura com caixa de papelão para que veja que o ambiente se faz escuro e fechado, não conectando a criança com o exterior! Por melhor efeito visual que você consiga, não vemos como um espaço adequado para a leitura.

cantinho de leitura com caixa de papelao

Cantinho de leitura com material reciclado

Então, quer reciclar material, o melhor é usar caixas de madeira, essas de frutas e verduras. Uma boa base de pintura pode transforma-la em expositores de livro infantil.

cantinho de leitura com material reciclado

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

Atividade leve e pesado para Educação Infantil

Organizador de brinquedos ou estante de atividades?

Atividades sobre a África montessorianas

A pedagogia Montessori e o número 3

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *