AtividadesAtividades de AlfabetizaçãoAtividades montessorianasAtividades sobre EmoçõesMétodo Montessori

Cartões de três partes sobre emoções e sentimentos

cartoes de tres partes sobre emocoes e sentimentos montessori 04

Como você se sente hoje? Essa é a pergunta que faremos a nosso filho ou aluno ao trabalhar com os cartões de três partes sobre emoções e sentimentos. O que buscamos com essa atividade de linguagem é aprender a identificar as emoções e os sentimentos, dando nome. Logo, essa sugestão de atividade sobre as emoções é ideal para desenvolver a Educação Emocional.

Para uma criança, algo muito difícil é reconhecer o que está sentindo diante de cada situação. Pode ser que se sinta confusa e, em um mesmo momento, viva um mix de emoções e sentimentos. Por exemplo, ao brigar com um amiguinho, pode ficar triste, sentir raiva, ficar preocupado… Para que aprenda a administrar o que sente adequadamente, o primeiro é dar nome ao que está sentindo.

Por aqui, uma ideia que nos surgiu, foi trabalhar as emoções e sentimentos a partir dos cartões de três partes. Siga abaixo algumas propostas de uso dos cartões.

cartoes de tres partes sobre emocoes e sentimentos montessori 01

Cartões de três partes sobre emoções e sentimentos

Para quem já visita o nosso blog, sabe bem que os cartões de três partes é um material montessori da área de linguagem. Compõem-se de três cartões: um com imagem e nome, outro só com imagem e outro com o nome. A partir desse recurso, podemos trabalhar o vocabulário e desenvolver o raciocínio lógico da criança.

Antes mesmo de ver nossas propostas para trabalhar as emoções e os sentimentos, visite o post abaixo para entender melhor como usar os cartões de três partes com as crianças:

Pareamento de imagens

As emoções e os sentimentos são vivenciados, intensamente, através de nossas expressões corporais. Percebemos o que sentimos através das expressões de nossa face, dos nossos gestos com braços, da tensão de nosso corpo ou da sensação de relaxamento. Perceber como o corpo expressa cada emoção ou cada sentimento, é muito importante para aprender a identificar as emoções.

Então, primeiramente, comece apresentando três cartões. E, pouco a pouco, vá ampliando acrescentando novos.

cartoes de tres partes sobre emocoes e sentimentos montessori 03

Para cada imagem, afirme: “O menino está alegre”. Detenha-se a descrever a imagem junto com a criança: “Como estão seus braços? Ele está pulando. Está sorrindo.” Apresente uma segunda imagem: “O menino está triste”. Descreva a imagem. E, assim, continue até apresentar todos os cartões.

Convide a criança a fazer o pareamento das imagens. Isso ajudará a que fixe, corretamente, as expressões de cada emoção ou sentimento.

Pareamento nome e objeto

Aqui acrescentamos o nome. A criança tanto fará o pareamento da imagem como do nome. Essa proposta é ideal para crianças a partir dos três anos que estejam em um período sensível para as letras, já que trabalhará a discriminação visual, permitindo-lhe observar os nomes e parear corretamente.

cartoes de tres partes sobre emocoes e sentimentos montessori 04

cartoes de tres partes sobre emocoes e sentimentos montessori 02

Reconhecimento fonético

Ampliando o trabalho de linguagem, aqui podemos trabalhar o reconhecimento fonético da primeira letra de cada palavra.

cartoes de tres partes sobre emocoes e sentimentos montessori 05

Cartões de três partes para imprimir

Deixo por aqui os arquivos com os cartões de três partes sobre emoções e sentimentos para imprimir.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Monstro das Cores feito com papelão

Atividade com animais selvagens e suas peles

Atividade de leitura e escrita criativa

Torre montessoriana: o que é e para que serve?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *