Atividades montessorianasMétodo MontessoriSER CRIANÇA

Cartões para trabalhar com a torre montessoriana

torre montessoriana rosa 14

Não demora muito para que a criança aprenda a montar a torre rosa, tanto em vertical como em horizontal. No entanto, como já temos dito aqui, a torre montessoriana é um material muito interessante que permite a criança trabalhar uma série de conceitos: grande, pequeno, pesado, leve, o maior, o menor, o volume… Logo, seu uso vai para além de monta-la em vertical ou em horizontal. Uma das possibilidades é o uso de extensões, como os cartões para trabalhar com a torre montessoriana.

Depois de ter a torre rosa em casa e ver que a pequena já dominava o seu uso básico, introduzimos os cartões, que aumentam as possibilidades de jogo com o material montessori. O seu primeiro uso consiste em colocar os cubos da torre rosa sobre seu molde correspondente, tendo em conta sua medida.

torre montessoriana rosa 02

É interessante pois a criança leva relaciona a imagem tridimensional do cubo com sua imagem bidimensional. Esse processo de reconhecimento do tamanho das peças é um trabalho e tanto para a criança, que deve estar atenta aos detalhes para colocar cada cubo em seu molde correspondente.

Enfim, é um material muito útil para que a criança reforce o aprendizado sobre tamanhos. Além disso, ajuda a ampliar seu vocabulário com conceitos como horizontal, vertical, estreito grosso, o maior…, o menor…

E não paramos por aqui. Nesta publicação você vê imagens do primeiro uso dos cartões para trabalhar com a torre montessoriana. Esses cartões ainda podem ser usados para criar padrões bem interessantes. Esses novos desafios você verá mais adiante, quando Laura estiver preparada para enfrenta-los.

torre montessoriana rosa 04

torre montessoriana rosa 08

torre montessoriana rosa 11

torre montessoriana rosa 17

torre montessoriana rosa 18

torre montessoriana rosa 20

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

10 cartões para usar com a torre rosa

Números de lixa Montessori

Pote da calma não ajuda a criança a se acalmar

A lição em três períodos Montessori

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *