Uma das preocupações de muitos pais é ajudar melhorar a atenção das crianças. Acostumadas a correr e brincar livremente, tê-las sentadinhas parece uma tarefa muito difícil. Uma das formas é selecionando jogos para melhorar a atenção das crianças.

Ainda assim, devemos ter em conta que nossos filhos precisam explorar o mundo e não será possível fazê-lo se estão sentadas. Precisam caminhar, correr, tocar, pegar, levar à boca, saltar, pular… Tudo isso exige muito movimento. Então, para que se desenvolvam é preciso que lhes demos esse espaço que necessitam.

E, não tenha dúvidas de que, através dessa exploração através dos sentidos e do movimento, a criança trabalha a atenção através do olhar atento, da observação, da percepção e da experimentação. A atenção e a concentração, contudo, podem ser potenciadas quando lhes oferecemos outros recursos que reforçam o estar em silêncio e focado no cumprimento de uma tarefa.

Jogos para melhorar a atenção das crianças

Alguns jogos são muito úteis para melhorar a atenção das crianças. Selecionamos cinco dicas de jogos bem legais!

Labirintos

Estimulam a atenção, a concentração, a coordenação motora fina e a resolução de problemas, mas também fomenta a perseverança.

Associações visuais 

Permite estabelecer analogias e ser capazes de discriminar categorias. Estimula a atenção e concentração.

Jogos das diferenças

Este tipo de jogos melhoram a atenção seletiva e visual. Também ajudam a melhorar a capacidade de retenção e estimulam a inteligência.

Jogo da memória

Este é o tipo de jogo que fomenta a concentração, a atenção, habilidades viso-espaciais, resolução de problemas, estimulam a memória. A criança deve estar atenta para poder formar os pares e ganhar o jogo.

Jogos de mesa

Geralmente, são jogos que exigem da criança muita concentração e atenção sobre seu próprio jogo como em relação às ações dos demais jogadores. Em um jogo de mesa, é preciso desenvolver estratégias para trabalhar em cooperação ou para ganhar.

Author

Deixe Uma Resposta