Parece que estamos sempre na busca de ideias sobre atividades para fazer com nossos filhos. Na internet podemos encontrar um milhão de possibilidades. No entanto, esquecemo-nos de que, na maioria das vezes, a própria criança pode descobrir uma infinidade de coisas para fazer que tenham a ver com as suas reais necessidades. E como? Através do contato com a natureza, por exemplo. Um entorno natural é uma caixa de brinquedos a céu aberto. Pedras, gravetos, flores, plantas, insetos… todo um mundo a explorar! E com tudo isso podemos fazer coisas bem legais, com esses circuito infantil na natureza.

Em um dos passeios que fizemos a um parque natural bem bonito, fomos acompanhados de um casal de amigos e sua filha. Em algum momento, uma das meninas ficou entediada. Pegou um pedaço de pau e não sabia o que fazer. Laura a imitou pegando outro. Começou a andar como se fosse uma velhinha usando uma bengala.

A outra menina, de súbito, jogou o graveto no chão, e Laura fez o mesmo, ficando os dois em paralelo. Pronto, armada a brincadeira. Salto! Quem consegue saltar os gravetos sem pisar neles? Wow… como rendeu essa brincadeira. Montamos vários circuitos e um mais difícil que o outro. As meninas adoraram e se divertiram muito, ajudando a achar galhos cada vez maiores e de diferentes formatos.

circuitos na natureza 02

Não há dúvidas de que a natureza é o circuito infantil ideal. Podemos mover o que vemos pelo chão para fazer novas formas para que a criança corra, pule, caminhe… mas, por si só, é um verdadeiro convite à aventura. Enfim, é o espaço para o desenvolvimento da coordenação motora por excelência.

circuitos na natureza 04

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Author

Deixe Uma Resposta