Compartilho com vocês uma proposta simples de classificar objetos a partir de pareamento por cores. Para essa atividade, usamos caixa de cores Montessori, a mesa de luz (recurso da abordagem Reggio Emilia), pegs de madeira (material da pedagogia Waldorf) e dinossauros translúcidos.

Aproveitando-nos de materiais de três pedagogias alternativas distintas, podemos propor uma atividade super interessante. O objetivo é classificar objetos segundo um atributo específico: a cor. A criança pode realizar essa atividade a partir dos 2 anos de idade.

Material necessário

  • Caixa de cores
  • Mesa de luz
  • Pegs de madeira
  • Dinossauros translúcidos

Classificar objetos por cor na mesa de luz

Antes mesmo de explicar a atividade, vamos falar sobre os materiais. A mesa de luz é um recurso da abordagem Reggio Emilia. É super útil para realizar um montão de propostas criativas. Ao ser um ponto de luz, é possível a criança mantém, por mais tempo, a concentração. A luz ilumina melhor os objetos e atrai a atenção para eles. É difícil encontrar mesa de luz à venda em nosso país. Mas, você encontra, por aqui, o passo a passo de como fazer uma:

Como fazer uma mesa de luz Reggio Emilia fácil e barata

A caixa de cores é um material do método Montessori. Presta-se a trabalhar as cores através do pareamento dos tabletes. É um material versátil, com o qual você pode elaborar uma série de atividades interessantes para trabalhar as cores.

Aprendendo a paleta de cores a partir da caixa de cores montessori

Os pegs de madeira são um brinquedo inspirado na pedagogia Waldorf. É incontável o número de possibilidades de jogo que uns simples pegs podem oferecer à criança. Aqui temos uma delas, pela nossa web você encontra muitas outras.

Apresentado o material, vamos à atividade. Trata-se de agrupar e classificar os objetos tendo em conta o atributo cor. Você pode apresentar os materiais em cestinhas. Por um lado os dinossauros, por outro os pegs e, de outro, os tabletes da caixa de cores.

caixa de cores montessori na mesa de luz 01

A criança é livre para decidir como começar a classificação. Se estiver preparada, o que é o ideal, ela mesma se da conta de que o critério cor é o definitivo para agrupar os objetos. A partir daí, tudo flui.

caixa de cores montessori na mesa de luz 02

caixa de cores montessori na mesa de luz 03

caixa de cores montessori na mesa de luz 04

Ah, e se você não tem esses materiais à disposição, tranquilo! Em casa, tenho certeza de que você encontra muita coisa bacana que possa servir para criar uma atividade super legal. Você pode substituir por carrinhos, blocos de construção, lápis de cor…

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Author

Deixe Uma Resposta