
Colorir é algo que toda criança gosta muito de fazer. É um exercício importante para fortalecer o músculo dos dedos. Isso a prepara para o momento de aprender a escrever. Em casa os gizes estão sempre disponíveis para Laura, para que pinte quando tenha vontade. E, sempre que faço propostas de atividades temáticas, busco incluir a pintura ou o colorir entre elas. E foi muito oportuno colorir O Monstro das Cores.
Para quem não sabe, O Monstro das Cores é o título do livro da espanhola Anna Llenas. É um imprescindível para trabalhar as emoções com nossos filhos. Em casa, é um livro de cabeceira. Estamos sempre lendo, pois ajuda Laura a entender melhor o que está sentindo nas distintas situações.
>> Atividades sobre O Monstro das Cores <<
Então, a atividade é simples: papel com o desenho do monstro das cores impresso e gizes de cera. Pergunte à criança: “Como você se sente agora? Alegre, triste, com raiva, calmo, com medo? Você poderia pintar com a cor ou as cores das emoções que você está sentindo?”
O resultado da Laura foi este:
Fica claro como que, para uma criança de 2 anos, é difícil dar conta do turbilhão de emoções que vive a cada momento. Podemos ajuda-la dando-lhe estratégias úteis que a permitam identificar melhor o que sente. Isso é importante para que aprenda a encontrar soluções úteis para encontrar o equilíbrio.
Colorir O Monstro das Cores
Desenhos para pintar
Se uma das mais queridas brincadeiras de criança é colorir, separamos uma seção com desenhos para pintar e imprimir bem legais. O objetivo é proporcionar um material interessante para que possamos oferecer a nossos filhos para que se entretenham brincando.