Educação InfantilMétodo MontessoriOrdem em casaSER CRIANÇASER PAIS

Como deve ser uma estante Montessori do quarto infantil?

A estante montessori é imprescindível no ambiente preparado de uma casa adaptada ao método. Dará ao espaço o sentido de organização, necessário para que a criança possa saber que cada coisa tem o seu lugar. Isso é muito importante, por exemplo, quando queremos que as crianças nos ajudem a recolher os brinquedos. Se elas sabem onde fica cada brinquedo, é mais fácil guardá-los.

Muitas pessoas optam por colocar uma cama montessoriana, mas se esquecem de que todo o ambiente do quarto montessoriano deve estar preparado para favorecer a autonomia da criança. Estante e guarda-roupa são móveis importantes no espaço do quarto e devem ter determinadas características.

Como deve ser uma estante montessori?

Uma estante, para estar adaptada ao método montessori, deve ter as seguintes características:

  • Estar organizada e sem tantas coisas entulhadas.
  • Ser simples, bonitas e ter cores neutros.
  • Ser úteis e práticas.
  • Simples de limpar.
  • Estar à altura da criança.

Para o quarto montessoriano de Laura, até os 16 meses, havia uma estante pequena, bastante funcional. Após um ano de idade, os brinquedos foram se multiplicando e sofríamos com a falta de espaço para armazená-los adequadamente. Muitos estavam desordenados e amontoados.

estante montessoriana casa 02

Optamos, então, por uma outra estante que facilita a ordem dos brinquedos em gavetas (imagem acima). É muito útil porque podemos classificá-los como queiramos: gaveta com jogos da memória, com jogos de construção, com instrumentos musicais… Assim, nossa filha sabe exatamente o que encontrar em cada uma delas. Quando quer brincar com algo específico, abre a gaveta correta. Isso evita tirar um monte de brinquedos da estante para não usá-los. Dedicamos uma publicação sobre como organizar os armários no estilo Montessori. Dê uma olhada, pois lá damos dicas interessantes.

Estantes adaptadas ao espaço do quarto montessoriano

Nossos filhos vão crescendo e com eles a montanha de brinquedos. Devemos de tempos em tempos fazer uma limpeza e doar os que já não são adequados à sua fase de desenvolvimento. Ainda assim, há muitos que podem durar mais tempo como jogo e vão formando nova montanha com os novos que vão chegando.

O ideal, sabemos, é não expor a criança a uma grande quantidade de brinquedos, superestimulando-a. Caso na estante que está ao nível da criança não tenha espaço para todos eles, aproveite os espaços acima. Foi o que nós fizemos. Dessa forma, podemos aproveitar para fazer uma rotação dos brinquedos e/ou materiais.

Alguns exemplos de estante montessori

Fotos @Pinterest

>> Na nossa web você encontra muitas dicas de como montar uma casa Montessori com ambientes preparados para fomentar a autonomia das crianças.

tudo-sobre-casa-montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

10 cartões para usar com a torre rosa

Números de lixa Montessori

Pote da calma não ajuda a criança a se acalmar

Os três primeiros anos de vida, por Maria Montessori

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *