Uma das formas de a criança adquirir autonomia é aprender a se vestir sozinha. Lá pelos três anos essa é uma das coisas que ela quer fazer por si mesma. Podemos incentivar nossos filhos a se vestir sozinhos. Mas, para isso, temos que ter paciência porque o processo pode ser longo até que eles, realmente, consigam se vestir sem nossa ajuda. Daí que deveríamos saber como ensinar a criança a se vestir sozinha.

Fato é que no início lhes custa, mas, quando se vêem capazes de fazer por si mesmos, se sentem felizes e orgulhosos. Alguns truques podem nos ajudar a tornar o processo mais leve e possível.

Para começar, tenhamos em conta a importância de estabelecer um ritual, para que possa guiar a criança a se vestir sozinha. Podemos deixar que ela escolha a roupa e o sapato que quer usar no dia. Mas, o importante é que a escolha não seja de todo livre. Excesso de opções podem não ajudá-la a se organizar. O melhor é dar duas ou três possibilidades de combinações para que ele possa se decidir.

Dicas para ensinar a criança se vestir sozinha

1. Roupa interior

Nas primeiras vezes, será necessário ajudar a criança a colocar a roupa interior: Ajude-a a por as pernas na calcinha ou na cueca. Deixe que ela suspenda a peça até em cima. Após várias repetições, motive-a a fazer sozinha. Em caso de que não consiga, reforce a ajuda. E volte a motivá-la. Quando saiba fazer sozinha, apenas lhe entregue a peça na posição adequada.

2. Camisetas e blusas

Há muitos modelos de camisetas, blusas e jaquetas. Ainda assim, basicamente, costumamos vestir nossos pequenos com camisetas fechadas ou de botões. No caso de camisas sem botões, devemos ensinar-lhe, primeiro, a colocar a cabeça e, em seguida, os braços, um depois do outro.

Podemos começar passando a peça de roupa pela cabeça e pedir que coloque as mangas, uma a uma. Caso seja necessário, podemos guiar a criança. Repetiremos a ação várias vezes, até que a criança saiba realizar todos os passos.

Quando se trate de camisas com botões, jaquetas ou blusas, será mais fácil que aprendam. Apenas devem colocar as mangas. Nosso trabalho será  como ensinar a criança a abotoar os botões.

Mostre-lhe como as etiquetas podem indicar-lhes a parte da frente ou de trás da roupa.

3. Calça ou saia

Deveria ser mais de ensinar as meninas a colocarem. Basta que aprendam a colocar as pernas e subir a saia até em cima. A calça segue o mesmo princípio da roupa interior. Basta que aprendam a introduzir as pernas em cada lado da calça e, depois, suspendê-la. Em caso de que tenha zíper, a dica é averiguar que funciona bem. Há que mostrar-lhe como subi-lo com precaução para evitar incidentes.

4. Sapatos e tênis

Primeiramente, há que distinguir o pé direito do esquerdo. Uma dica é marcar um dos pés com uma cor, para que a criança reconheça mais fácil. Também podemos oferecer sapatos com velcro ou goma elástica para facilitar o trabalho das crianças. Se vem com cadarço é pouco provável que consigam fazer por si só antes dos cinco anos.

Recomendamos que leia também o post:

Visto em Ser Padres

Educação Infantil

Por aqui você encontra um conjunto de textos interessantes sobre as pedagogias alternativas e como aplica-las em casa com nossos filhos. Além disso, há informações relevantes sobre o processo de ensino-aprendizagem da criança de 0 a 6 anos. Clique no link abaixo e descubra mais:

Método Montessori

Author

Deixe Uma Resposta