Atividades para Educação InfantilAtividades SensoriaisEducação InfantilSER CRIANÇA

Como estimular um bebê de 0 a 6 meses?

estimular um bebe de 0 a 6 meses

Em geral, nós pais nos preocupamos com o desenvolvimento de nossos filhos. Desejamos estimula-los para que possam se desenvolver de forma adequada. No entanto, muitas vezes, não sabemos quais estímulos são, realmente, importantes. Então, como estimular um bebê de 0 a 6 meses?

Primeiramente, nos seis primeiros meses de vida, um bebê normal está pronto para se acostumar aos sons e luzes do seu lar. Logo, evitar excesso de sons fortes, muito movimento e contrastes de luz é o primeiro passo para favorecer o ambiente ideal para seu crescimento.

Tenha em conta que cada bebê tem uma sensibilidade pessoal. Logo, seja seu principal observador. Ao perceber suas reais necessidades, quando está acordado, você saberá quanta estimulação é boa ou não para ele. Saberá quando uma música tranquila pode acalmar sua excitação, ou quando tanto barulho pode provoca-lo agitação.

Caso você tenha que fazer alguma atividade do lar, como cozinhar ou lavar a roupa, deixe o bebê em uma posição que lhe permita ver o que está fazendo. Para ele é importante saber que não está sozinho. Muitas pessoas optam pela cadeirinha de descanso. Aqui em casa, optamos por um tapete e poucos objetos. Não usamos a cadeirinha pois recusamos a ideia de coibir seus movimentos.

Quando o bebê emitir sons, responda. Esse barulhinhos sem sentido aparente, na realidade, é um sinal de comunicação importantíssimo para ele. Você pode se aproximar dele e falar com ele olhando em seus olhos.

Se sorri para você, sorria também. Devolva um sorriso para que aprenda que esse é um sinal que indica algo agradável.

O importante é mostrar-lhe o quão importante é na família. Ele precisa entender que é parte da família e ocupa um lugar especial em suas vidas.

Posts relacionados

Coisas normais que são um luxo para as mães

Jogo de esconder objetos

Por que usar a tecnologia para entreter as crianças é nossa pior escolha?

Sono seguro é sono perto dos pais

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *