Disciplina PositivaSER PAIS

Como falar para que os filhos escutem

como falar para que os filhos escutem

Muitas vezes nos perguntamos por que nossos filhos não nos fazem caso. Cansamos de repetir uma e outra vez o mesmo e, ainda assim, parece que não da a mínima. Alguns pais até confundem, achando que os filhos os desafiam ou os está colocando à prova a todo tempo. Não é bem assim. Deveríamos ter em conta alguns pontos se queremos que nossos filhos compreendam nossas mensagens. Veja alguns tips sobre como falar para que os filhos escutem.

1. Assegure de que escutam o que você está dizendo. Uma boa forma de averiguar é toca a criança e dizer-lhe o que deseja. Ou, ainda melhor, colocar à sua altura, estabelecer o contato visual e pedir o que quer que faça.

>> 10 formas de estabelecer a comunicação empática com a criança <<

2. Tenha em conta as distrações. As crianças pequenas se distraem por qualquer coisa. Logo, não é que queiram ignorar o que você está falando. Apenas deixam de escutar para enfocar em outra coisa.

3. Seu comportamento é natural, mas ensine as consequências. Explique-lhes que as consequências (boas ou más) que pode ter seu comportamento.

4. Se você disser o que quer seguido do porque, certamente as crianças entenderão melhor as coisas e será mais fácil que compreendam a mensagem.

5. Construa suas orações em positivo. Em lugar de dizer-lhes “Não quebre os brinquedos”, diga-lhes “cuide de seus brinquedos para que estejam mais tempo com você”. Será mais efetivo.

>> Como ter uma comunicação positiva com os filhos <<

Disciplina Positiva

Através da Disciplina Positiva aprendemos a centrar-nos em potenciar habilidades em nossos filhos para que possam ser capazes de solucionar problemas por eles mesmos. Também reconhecemos que castigos físicos e psicológicos não são recursos que favoreçam a criar crianças com autonomia, responsáveis e independentes. Saiba mais:

Posts relacionados

Sobre a Atmosfera do Lar

Comunicar com a pele

Jamais diga "não te amo mais" a seu filho

Interpretar o choro do bebê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *