AtividadesAtividades sobre EmoçõesEducação Emocional

Como fazer um Diário das Emoções. Siga o passo a passo

diario das emocoes

O Diário das Emoções é um jogo educativo muito interessante para fomentar o desenvolvimento da consciência e conhecimento sobre as emoções. Através dessa simples atividade, podemos ajudar nossos filhos a reconhecer corretamente a suas emoções diante das mais distintas situações. Essa atividade pode vir super bem para crianças que tenham problemas de conduta e não sabem expressar o que sente. Mas, claro, deveriam todas as crianças ter seu diário emocional, uma vez que, ao refletir sobre os próprios estados emocionais podem desenvolver habilidades que permita o autoconhecimento e uma melhor relação com as pessoas de seu entorno.

Passo a passo do Diário das Emoções

Para fazer um Diário das Emoções é necessário:

  • um caderno ou um diário
  • lápis e borracha
  • lápis-de-cor e canetinhas

Desenvolvimento da atividade:

1. Explique a seu filho quais são as 7 emoções principais: alegria, amor, medo, raiva, surpresa, frustração e tristeza. Pode ser que, em um primeiro momento, ele não entenda muito bem o que cada sentimento expressa, mas com sua ajuda logo ele conseguirá reconhecer cada uma delas. É preciso que ele saiba que podemos experimentar todas o várias dessas emoções ao longo do dia.

2. Incentive-o a criar um bonito diário. Com um caderno, peça que elabore uma bonita capa, e que dentro, coloque desenhos e enfeites para que tudo fique do seu gosto. Pelas escolhas de desenhos e cores que faça, você aprenderá muito sobre seu filho. Claro que você também pode lhe presentear com um Diário pronto, mas lembremos que, sempre que possível, devemos incentivar a criatividade da criança.

3. Cada dia, motive-a a sentar-se em um canto cômodo e silencioso da casa e refletir sobre o que passou. Ajude-a fazendo-lhe as seguintes reflexões:

. Aconteceu algo de especial no seu dia? Seja bom o ruim? O quê?

. Como você se sentiu?

. Pode dizer por quê se sentiu assim?

. Como você manifestou o que sentiu? (Por exemplo: se era alegria, saltou e gritou; se era raiva, bateu em algo ou alguém; se era tristeza, chorou…)

. Esta emoção a ajudou na situação? Que você pode fazer para mantê-la ou para muda-la e se sentir melhor.

4. O Diário das Emoções, como o nome bem diz, é um diário, logo é importante que sua participação seja oral, ajudando-a a refletir. Deixe a criança expressar por escrito o que sente e não, por isso, ter que mostrar o que escreveu pra ninguém. A final, devemos respeitar a privacidade da criança.

5. Ao final da semana, não deixe de fazer uma reflexão, mostrando à criança como as emoções sentidas e seu reconhecimento, pode ajuda-la na resolução de problemas.

* Atividade para crianças recomendada a partir dos 8 anos de idade, quando já tenha desenvolvida a capacidade de escrita e leitura.

Posts relacionados

30 ideias Montessori de atividades em casa

Ideias para brincadeiras em casa

Cartões de três partes sobre emoções e sentimentos

10 Atividades para a quarentena em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *