AtividadesFaça você mesmoSER CRIANÇA

Como fazer um geoplano para aprender figuras geométricas

como fazer um geoplano atividade para criancas 07

Nesta publicação apresentaremos uma atividade interessante para ensinar às crianças as figuras geométricas. Trata-se de como fazer um geoplano que sirva ao aprendizado das formas geométricas. E o mais legal é que esse material pode ser usado a partir dos 18 meses e por muitos anos no aprendizado da geometria plana. Portanto, nada de fazer o geoplano e jogá-lo fora depois de a criança brincar. Guarde-o sempre e, quando se fizer necessário, apresente-o novamente à criança.

O que é um geoplano?

Você pode estar se perguntando o que é um geoplano. Em breves palavras, essa é uma ferramenta muito útil para o ensino da geometria plana. Esse material é formado por uma placa de madeira com pregos cravados, formando uma malha composta de linhas e colunas. Após fazer o geoplano, ele deveria ficar tal como a imagem abaixo:

como fazer um geoplano 00

Como fazer um geoplano

Vimos a ideia do geoplano na conta do Instagram @play_at_home_mummy. Foi realmente um achado. Tem um bom resultado estético, além de que se mostra uma ferramenta muito útil para o aprendizado da criança. A ideia foi apresentar, intuitivamente, as figuras geométricas, especialmente o quadrado e o triângulo. Além disso é excelente para trabalhar a coordenação motora fina. Veja, então, como fazer um geoplano.

Para fazê-lo você precisará de:

  • uma tábua de madeira
  • pins
  • martelo
  • lápis
  • borracha
  • buchinha fina para cabelo

Não é difícil fazer o geoplano, embora demande um pouquinho de tempo. Na tábua de madeira, marque os lugares onde irão os pins. Nós colocamos medidas 3cmx3cm. Tenha em conta o tamanho da tábua. A nossa era um brinde da marca de macarrões Barilla. Tem 15cmx25cm.

Com um martelo, fixe bem os pins nas tábuas. Tenha em conta de ter mais quantidade de pins do que o número a ser colocado. Isso porque são muito sensíveis às marteladas. Nós tivemos que refazer vários deles porque foram danificados. Terminado esse processo, o geoplano está pronto.

As buchinhas são usadas para dar forma às figuras geométricas.

Apresentação do geoplano à criança

Nós preparamos primeiro o ambiente onde será apresentada a atividade. Cuidamos que não tivesse qualquer outro estímulo sobre a mesa, para que Laura pudesse se concentrar no que estava fazendo. Como tem 23 meses, não introduzimos conceitos. O aprendizado é intuitivo. Através da habilidade com os dedos, ela mesma se deu conta de que o manejo das buchinhas podiam originar novas formas.

como fazer um geoplano atividade para criancas 01 como fazer um geoplano atividade para criancas 14 como fazer um geoplano atividade para criancas 12 como fazer um geoplano atividade para criancas 08 como fazer um geoplano atividade para criancas 05 como fazer um geoplano atividade para criancas 07 como fazer um geoplano atividade para criancas 04 como fazer um geoplano atividade para criancas 02

Atividades com o geoplano

As possibilidades de atividades com o geoplano são muitas. Em geral, se centram em desenhar imagens das figuras geométricas, descobrir segmentos de retas em distintas figuras, resolver problemas matemáticos.

Como esse será um material que utilizaremos muito com Laura, com o tempo contaremos com mais detalhes diferentes possibilidades de trabalho com o geoplano.

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade de trocar fraldas para crianças

Atividades com cores primárias para Educação Infantil

Atividade traçado de linhas com peças soltas

Brinquedo infantil com bolinhas e blocos magnéticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *