Brinquedos e JogosBrinquedos recicladosMaterial MontessorianoMétodo Montessori

Como fazer um móbile Munari para bebês

Nesta publicação, compartilho com vocês um DIY super fácil de fazer e muito interessante para estimular o bebê nas primeiras semanas de vida. Trata-se do móbile Munari de inspiração Montessori.

No nosso blog, estamos disponibilizando um material bem completo com atividades para crianças de 0 a 3 anos. Várias mães tem nos escrito pedindo propostas para estimular os bebês. O primeiro que todos devemos ter em conta que, especialmente, nas primeiras semanas de vida (primeiras 6 a 8 semanas de vida), o melhor estímulo e o melhor ambiente preparado é a mamãe. O contato através do carinho, dos olhares, a voz tranquila… tudo isso proporciona ao bebê os melhores estímulos que pode ter. A mamãe é o ponto de referência no novo mundo. É quem traz consigo tudo o que o bebê precisa nesta etapa.

Ainda assim, há momentos em que o bebê fica quietinho e tranquilo na cama. Está atento ao entorno e pouco a pouco começa a explora-lo. Nesses instantes, você pode optar por oferecer o móbile de contrastes de Bruno Munari, também conhecido como móbile Munari.

Esse móbile pode ser utilizado desde o nascimento até as 5 ou 6 semanas de vida. Está constituído de imagens de figuras geométricas em preto e branco. É possível encontrar dele para vender na internet. Nosso objetivo aqui é facilitar e dar a dica de como fazê-lo em casa. Vamos lá?!

Material necessário

  • Imprimir as figuras geométricas que compõem o móbile Munari
  • Tesouras
  • Cola
  • 6 cartulinas brancas grossas tamanho A4
  • 2 palitos de madeira grandes
  • fio de nylon transparente

Móbile Munari

Para fazer este móbile, siga os passos:

  1. Imprima as seis páginas do arquivo disponibilizado abaixo. Cada folha em uma cartolina. Recorte as formas.
  2. As mesmas formas ficam juntas. Come uma na outra de forma que ambos os lados tenha o mesmo desenho geométricos.
  3. Com a tesoura, faça um buraquinho no alto de cada figura e passe o fio, amarrando-o com um nó.
  4. Agora, comece a parte divertida. Conect as formas nos palitos de maneira que fique todo em equilíbrio.

Tudo pronto! Agora conecte o móbile ao teto, em alguma haste ou no berço. Escolha o sistema que seja mais adequado à sua casa. O ideal é que esteja suspenso no teto. O bebê deitado, apoiado em algum tapete no chão acompanhando o movimento das figuras.

Material para imprimir

Eis o material para imprimir e produzir seu próprio móbile Munari:

* Visto em @Lateladicarlotta

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Móbiles para bebê Montessori

Móbiles táteis Montessori para bebês

Móbiles da natureza Montessori para bebês

Móbile bailarina Montessori para bebês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *