cama para miniboneca 05

Compartilho com vocês a ideia de uma cama para mini bonecas super fácil e simples de fazer. Há crianças, como Laura, que amam os minimundos. Brincar com tudo mini. Talvez porque caibam na mão e seja mais fáceis de manejar várias peças ao mesmo tempo. Bom, isso é uma hipótese minha.

Em casa, a nossa pequena ama o mundo mini e está sempre com mini bonecas nas mãos. Tem uma casa de bonecas, mas fazemos rodízio. Há temporadas em que a mobiliamos com os móveis. E outros em que aproveitamos a casa como armário com jogos não estruturados, convidando-a à criação e ao jogo livre.

Estamos na temporada de convite ao brincar livre. Então, nada de móveis. Fazia dois dias que Laura estava com suas mini bonecas de um lado a outro. Ainda que mostrasse uma retomada de interesse pelo mini mundo, ainda não considerava o momento de fazer as mudanças na casinha de bonecas. Mas, sim, vi a oportunidade de fazer um jogo criativo com ela: um quartinho com cama para mini bonecas. E é sobre esse processo que conto nosso passo a passo!

Como fazer uma cama para mini bonecas

Propus à filha fazer umas caminhas para suas bonecas que trazia em mãos. Ela topou na hora. Separei, rapidamente, o material que tinha disponível:

  • Feltro
  • Bottons
  • Duas tampas de vasilha. 

Mas, já podem ver no que tudo se transformou.

cama para miniboneca 01

Basicamente, a ideia era, cortar um pedaço de feltro no tamanho do interior da tampa. Assim, fizemos o colchão – lençol. O botton foi utilizado como travesseiro. E, com outro pedaço de feltro, cortamos um quadrado para ser a manta. Este primeiro foi feito por mim.

cama para miniboneca 02

E este foi feito por Laura, seguindo o que eu ia fazendo. Em todo o processo, ela escolheu as cores dos feltros e o botton. Deixei que fosse a protagonista da atividade. Eu apenas a guiava.

cama para miniboneca 03

Um pedaço de feltro amarelo serviu para ser o chão do quarto. Tudo montado? Nãaao! Cabeça de criança é uma caixa de criatividades pronta para explodir a qualquer momento. E, quando isso ocorre… coisas maravilhosas podemos ver.

A pequena decidiu que tinha que buscar seus blocos construtores, porque um quarto tem paredes. E lá vai ela!

Não bastava um quarto! “Mamãe, também tem que ter a sala!

cama para miniboneca 05

E foi assim, como, pouco a pouco, ela foi organizando os espaços, trazendo novas bonecas e vivendo o jogo simbólico.

cama para miniboneca 04

O interessante também foi ver o cuidado com os detalhes. Buscou algunss cubos Grimm’s e as rosas GRAPAT para decorar o ambiente. Cortou alguns mini retângulos em feltro para fazer as almofadas. E com um resto de feltro, forrou a sala.

cama para miniboneca 06

Momentos de jogo e criação garantidos, a partir de peças de jogos não estruturados que podem ser utilizados para quaisquer coisas que a criança queira criar!

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Monstro das Cores feito com papelão

Como fazer foguete espacial da SpaceX com rolos de papel

Blocos magnéticos de montar

Fazer O Monstro das Cores com rolo de papel higiênico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *