caça ao tesouro em casa 00

Caça ao tesouro em casa é uma divertida brincadeira infantil. Geralmente é uma brincadeira feita ao ar livre, já que o nível de dificuldade é maior, o que torna o jogo mais interessante para as crianças. Mas, é verdade que há vezes em que nos vemos obrigados a estar em casa e um caça ao tesouro pode se tornar um grande divertimento para toda a família.

Organizando um caça ao tesouro em casa

O primeiro de tudo é ter em conta a idade dos participantes. A partir disso, podemos definir que tipo de pistas vamos preparar e qual a recompensa a ser dada ao ganhador. Contamos, então, como foi nosso primeiro caça ao tesouro em casa.

Laura é uma criança de 3 anos e 6 meses. Como estávamos em confinamento pelo Coronavírus, optamos por deixar comprados em casa alguns ovos Kinder para lhe dar em momentos que considerássemos oportunos. Para ser a primeira vez, optamos por pistas em um mapa e objetos.

Em um dos dias de confinamento, fizemos um acampamento de férias em casa. Após acordar da soneca da tarde, Laura deu de cara com um mapa na entrada da barraca.

caça ao tesouro em casa 01

Ela não entendia muito bem o que estava acontecendo. Ficou curiosa por abrir e ver o que era. Então se deparou com um mapa. Já conhece bem os mapas e gosta muito. Já desenhou vários junto com sua tia. Logo ficou muito animada.

caça ao tesouro em casa 03

O mapa lhe indicava que deveria ir da cabana até a piscina de bolinhas. Ela correu pra lá, onde encontrou um objeto diferente a todas aquelas bolinhas: um papel higiênico!

caça ao tesouro em casa 04

Ela tinha entendido bem a brincadeira porque saiu correndo para o banheiro. Compreendeu que lá poderia estar sua recompensa. No banheiro, buscou por todas as partes até encontrar atrás da porta um novo mapa

caça ao tesouro em casa 07

Correu até o quarto e foi direto à cama. Escondemos o ovo Kinder bem junto ao Buzz Lightyear.

caça ao tesouro em casa 06

Foi curioso que como buscava algo que não sabia onde estava, sua primeira reação foi buscar, diretamente, debaixo do travesseiro. Mas, quando se deu conta de onde estava o ovo, ficou tão feliz… tão feliz!

caça ao tesouro em casa 00

Correu para abraçar-nos e disse: “Adorei a brincadeira!!”

Tipos de pistas para um super caça ao tesouro

Para um caça ao tesouro perfeito serão necessárias pistas criativas. Podemos propor muitas alternativas às crianças, tendo em conta a idade e o que desejamos trabalhar. Seguem algumas sugestões de pistas:

1. Sopa de letras

Essa é uma proposta que exige da criança rapidez, boa percepção visual e conhecimento de vocabulário. Sobretudo se há mais de uma criança brincando, o tempo da resolução de problemas conta muito.

2. Charadas e/ou adivinhações

As charadas são uma boa pedida. As crianças devem usar a lógica para solucionar o problema.

3. Ler em código

Sabe aqueles textos cheios de palavras e imagens? É interessante, por exemplo, criar um texto em código que possa indicar um lugar onde esteja a próxima pista. Dessa forma, uma estrelinha pode ser a letra A, um quadrado a letra B e assim por diante.

4. Quebra-cabeça impresso

Você pode tirar uma foto de onde está a próxima pista. Depois pode imprimi-la, corta-la em partes iguais ou não e deixar que a criança una as peças. Ao solucionar o quebra-cabeça, se dará conta de que espaço ou ponto da casa está a próxima pista ou a recompensa.

6. Objetos

Como no nosso caça ao tesouro, os objetos podem ser bons indicadores de onde se encontra a pista ou a recompensa. Trabalha com o contexto semântico.

7. Letras na calculadora

Um enigma com resultados de pequenas contas e seus resultados finais digitados na calculadora podem gerar, visualmente, uma palavra. Essa pode revelar uma nova pista ou uma recompensa.

Enfim, a criatividade pode ser posta ao serviço do caça ao tesouro. E, sem dúvidas, é esse um jogo divertidíssimo que encantará qualquer criança e adulto. Um momento super especial para viver em família.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade lúdica da primavera - Caça ao tesouro

Caça ao tesouro das letras do alfabeto

Caça ao tesouro das cores

Caça ao tesouro na natureza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *