Você pode ensinar o crescimento de uma planta através de fichas para completar ou acompanhando o sua evolução dia a dia. O que acha que pode interessar mais à criança? Acredito que seja sua resposta seja a segunda opção, embora, não sei porque, algo me diz que, no fim das contas, as fichas são o recurso mais à mão. Conto algo que você vai gostar. Acompanhar o crescimento de uma planta é tão simples como plantar cebola na água. Uma verdadeira maravilha da natureza.

Nem posso descrever a cara de assombro da pequena da casa vendo a cada dia o surgimento das raízes e dos primeiros brotos. E colocar o projeto em prática não nos levou mais do que 5 minutos.

Material necessário

  • 1 copo ou jarra pequena de vidro transparente
  • 1 cebola roxa média ou grande
  • 1 jarra com água

Plantar cebola na água

Se sua criança já está acostumada a fazer arranjos florais, uma atividade de vida prática comum nas salas montessorianas, então não terá qualquer dificuldade. Poderá fazer todo o processo sozinho. E caso nunca tenha feito um arranjo, é uma pena realmente. Mas lhe conto algo positivo: essa é uma oportunidade para transformar o cultivo de plantas e flores algo habitual em casa.

Como você viu, não precisaremos de muitas coisas. Primeiramente, verta a água da jarra no copo transparente. Pegue o bulbo de cebola tal e como compramos na loja ou no supermercado, faça um pequeno corte na parte superior e coloque-a sobre o copo. É importante que a cebola seja maior que a boca do copo. Deve estar sustentada nela.

Pronto! Aí está o plantio feito.

plantar cebola na agua

Você perceberá que a água vai reduzindo, já que evapora. Tenha em conta sempre acrescentar um pouco mais de água quando isso passar.

Observe cada dia como as raízes vão surgindo e como, pouco a pouco, surgem os primeiros brotos.

E para que serve plantar cebola na água?

Essa é uma pergunta que você pode se fazer. Então, vou plantar a cebola na água só para acompanhar o crescimento da planta? Esse é o propósito primeiro. O mais legal é que a atividade não termina na observação. Ao cultivar a cebola, poderemos consumir as suas folhas, como condimento dos pratos que prepararem em família. Dessa forma, estamos praticando com nossos filhos a economia circular. Ahãm? Hein? Que? Muita informação não?

cebola cultivada na aguaO que é a economia circular?

Se essa é a primeira vez que você lê sobre a economia circular, explico em breves palavras que se trata de um modelo de produção circular em que se reutiliza materiais e produtos de forma que seu valor se mantenha durante o maior tempo possível.

Lembremos que nossa cultura está arraigada em um modelo de produção lineal. Pegamos, consumimos e jogamos fora. No entanto, podemos reaproveitar muitas coisas e transforma-las, obtendo recursos múltiplos que nos permite economizar ao mesmo tempo em que cuidamos do meio ambiente, já que produzimos menos lixo.

Entendido? Então vamos adiante.

Qual o melhor período para plantar cebola na água?

Todo o ano. Ou seja, em qualquer dia do ano. Recordemos que queremos acompanhar o crescimento da planta e consumir suas folhas. Logo, podemos plantar a qualquer momento.

O importante é que o vaso com a cebola esteja situado em uma ambiente com boa fonte de luz do sol, mas que não tenha contato direto com ela.

Como cortar as folhas das cebolas?

As folhas das cebolas podem ser cortadas de forma periódica, segundo nossas necessidades culinárias. Utilize tesouras, cortando os extremos das folhas. Para a elaboração de pratos, você deve pica-las. Seu sabor suave da um toque a mais.

Espero que tenham gostado desta atividade de botânica! Ciências para crianças é mais simples do que a gente imagina, não é mesmo?!

Author

Deixe Uma Resposta