É impossível ter sido criança sem observar a germinação do feijão plantado em algodão. Fizemos a experiência com a Laura. Foi muito interessante plantar feijão no algodão e ver como, de forma simples, como se da passo a existência de um novo ser. Depois, fizemos o processo de transplantar para um vaso.

Essa atividade de ciências permite trabalhar uma série de habilidades com as crianças, tais como a concentração, a observação e a atenção. Também desenvolve a empatia, já que a convida a cuidar para que o pequeno feijão continue crescendo.

Como plantar feijão no algodão

Uma das formas mais simples é utilizar um vaso transparente. Introduzir um pedaço de algodão úmido e de um a três grãos de feijão.

plantar feijao no algodao 02

plantar feijao no algodao 04

Tenha em conta, colocar o vaso próximo da janela, já que será importante o acesso à luz do sol, ainda que não diretamente. Além disso, assim, mantemos a umidade e que o algodão se seque. Essas são condições ímpares para o sucesso da experiência.

Aos poucos dias, é possível ver como vão brotando os primeiros talos.

plantar feijao no algodao 05

Cuidados com o feijão

Aproveite a experiência para convidar a criança a cuidar da planta diariamente. O cuidado é fundamental para que o feijão continue crescendo. Colocar a quantidade de água adequada é o segredo para que tudo de certo.

plantar feijao no algodao 03

Quando o talo ultrapassar o tamanho do vaso, é hora de fazer o plantio em terra. Pegue um vaso de cerâmica. Acrescente terra com substrato até a metade. Coloque o talo de feijão junto com o algodão. Cubra o restante com terra. Cuide para que não lhe falte água.

Lembre-se de manter o vaso em ambiente arejado e luminoso, mas sem contato direto com o sol.

plantar feijao no algodao e transplantar

Outra maravilha da natureza é plantar cebola na água e ver como crescem suas raízes e folhas. Clique no link abaixo e confira:

Como plantar cebola na água, cultivar e consumir em casa

Author

Deixe Uma Resposta