contando historias com caixa de fosforos 01

Para tudo! Estou impressionada com a criatividade humana. Já publicamos recursos super interessantes para contar histórias: os dados, as colheres de pau, as pedras… Agora falaremos sobre a caixa de fósforo. Isso mesmo que você leu. Sabe aquela caixa que você joga fora nada mais acabar o último palito de fósforo? Ela mesma pode render um jogo de leitura incrível para contar histórias diferentes cada vez.

Você já terá visto por aí que a caixa de fósforo pode ser suporte para muitas manualidades. Mas, talvez, não tenha pensado que possa ser também um excelente recurso para incentivar a leitura e a criatividade das crianças. Apenas de ver algumas atividades assim, me ocorrem uma série de possibilidades de trabalho com as caixinhas, adaptando a cada etapa infantil. Vejamos alguns exemplos:

Caixas de fósforo com cenas

contando historias com caixa de fosforos 01

É muito lindo! Isso me faz lembrar a caixa de contos de Anne Laval. Esse puzzle pode trazer inúmeras cenas. Ao combiná-las, aleatoriamente, a criança pode inventar uma infinidade de narrativas a partir da interpretação das cenas. A atividade tanto pode ser oral, como pode também propiciar a escrita. Amei, amei, amei!

Essa vai para o nosso Armazém de Ideias. Assim que Laura estiver um pouquinho maior, faremos juntas. Porque, claro, seria muito legal que a criança também pudesse colorir as cenas. Para isso, basta cortar folhas de ofício no tamanho do fundo da caixa de fósforo. Fazer os desenhos e depois colar com cola ou durex dupla face no fundo.

contando historias com caixa de fosforos 02

contando historias com caixa de fosforos 05

Casinha de boneca em miniatura

contando historias com caixa de fosforos 07

Já falamos aqui sobre os benefícios de brincar de casinha de boneca. Dentre eles está o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, posto que a criança recria cenas do cotidiano e (re)constrói uma infinidade de narrativas. Fazer casinhas de boneca com caixa de fósforo também é uma excelente ideia.

contando historias com caixa de fosforos 06

Mini livro infantil

contando historias com caixa de fosforos 09

Criar um livrinho infantil que caiba em uma caixa de fósforo. Isso é realmente incrível! Pode ser uma excelente tarefa escolar, ou mesmo um passatempo em casa. Essa atividade deveria ser feita já com os maiores de 8 anos, quando já saibam narrar uma sequência de fatos. Veja outros exemplos:

contando historias com caixa de fosforos 08 contando historias com caixa de fosforos 10 contando historias com caixa de fosforos 11

Uma mini história surpresa

contando historias com caixa de fosforos 13

Se no primeiro exemplo desta publicação, os desenhos vinham no fundo. Ocorre-me a ideia de fazer uma narrativa surpresa. Tanto a tampa como o interior da caixa de fósforo podem render uma sequência narrativa. A tampa pode trazer uma introdução e dentro uma sequência inesperada. Seria super interessante ver a criatividade e imaginação das crianças e, mesmo, adolescentes para criar mini narrativas em caixa de fósforo.

Outros exemplos:

contando historias com caixa de fosforos 12 contando historias com caixa de fosforos 14 contando historias com caixa de fosforos 15

Então, gostou deste recurso de leitura? Compartilhe com seus amigos.

Posts relacionados

Como fazer foguete espacial da SpaceX com rolos de papel

Como fazer letras de lixa Montessori

Moldes para fazer fantoches de papel

Como fazer teatro de sombras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *