AtividadesAtividades de Matemática

Contar os números com peças soltas

contar os numeros com pecas soltas 03

Compartilho com vocês uma ideia simples para contar os números usando peças soltas. Essa é uma proposta que podemos fazer em nossas casas com qualquer material que tenhamos em casa ou com peças de brinquedos das crianças. O que se trabalha é a contagem de objetos.

No nosso caso, aproveitamo-nos das mandalas da GRAPAT para fazer uma atividade de contar os números de 1 a 4. Sempre que proponho esse tipo de atividade por aqui, gosto de recordar que, primeiro é importante que a criança absorva a noção de quantidade. Ou seja, que saiba contar os números. Faça tudo paulatinamente. Ou seja, apresentando cada número e, depois, unindo-os em sequência.

Em outras palavras, o fato de a criança tagarelar os números de 1 a 20 não significa que entende o conceito de quantidade. O fato de saber de memória as grafias, também não. Contar é reconhecer que se atribui um número a cada objeto que conforma um grupo.

Explico, a seguir, a proposta!

Material necessário

  • Peças soltas (quantidade necessária para os números contados)
  • Círculos impressos, pequenos cestos ou caixinhas
  • Números impressos ou de madeira

Contar os números

contar os numeros com pecas soltas 01

Basicamente, contei com 4 peças de círculos.  Nesse sentido, adicionei dois marcadores (cor e forma) para que a criança pudesse separar as peças, facilitando a contagem.

Em um primeiro momento, o objetivo é agrupar as peças por forma e cor. Cada grupo ocupa um círculo que funcionavam como espaço de agrupamento das peças. A seguir, ordena-se as peças por quantidade.

contar os numeros com pecas soltas 02

Deixo uma dica! Trabalhe com peças que tenham mais ou menos o mesmo tamanho. Isso ajuda a criança reconhecer melhor a quantidade. Ela percebe, mais facilmente, que três é mais quantidade que um, por exemplo. Essa é uma forma de recriar uma caixa de fusos montessori. Veja, no link abaixo, o que é uma caixa de fusos, para que serve e como fazer uma você mesma!

Por fim, a criança atribui um número de madeira a cada quantidade.

contar os numeros com pecas soltas 03

Tenha em conta que, ainda não estamos trabalhando a grafia. Laura ainda não escreve os números. Mas, se a criança estiver preparada e tiver interesse, você pode trabalhar a escrita, seja através da caixa de areia, das letras de lixa, de traços…

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade 1 a 10 para contagem de números

O que é a escala Cuisenaire? Para que serve? Ideias de atividades

Quebra-cabeça de números reciclado

Completar as formas geométricas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *