DICAS DE LEITURALivros infantis

Conto curto sobre o sistema solar

Conto curto sobre o sistema solar

Era uma vez, faz milhares de anos, o Sol não era mais do que uma nuvem muito grande formada por gás e pó que flutuava no espaço. O sol se sentia muito sozinho, pois não tinha amigos com os quais conversar.

Um dia decidiu fazer algo para poder estar acompanhado em um espaço tão vazio, por isso chamou a senhora Gravidade que era muito séria mas o ajudava a que o pó e o gás estivessem unidos quem que saíssem de sua nuvem.

Conto sobre como se formaram os planetas

A senhora Gravidade ficou com pena de que o sol estivesse tão sozinho, por isso usou de todas suas forças para que o pó e o gás se juntassem mais e mais e mais. Tanto se juntaram que começou a arder. O sol, então, se transformou em uma super chama, enorme, que dava muita luz e muito calor.

Justo no momento em que o sol começou a arder, muitas pedrinhas saíram em disparada até o espaço vazio, mas, para que não se afastassem demais, a senhora Gravidade, as deixou flutuando no espaço, próximo da grande bola de fogo que era agora o Sol. Assim começaram a girar a seu redor todos esses pequenos pedacinhos, uns mais próximo e outros mais longe.

Anos depois de que passasse isso, o sol seguia só, assim que a senhora Gravidade decidiu ir juntando, pouco a pouco, todos esses pedacinhos de pedras que foram se tornando imensas bolas, de diferentes cores e tamanhos. Assim conseguiu juntar 8 bolas e, assim nasceram os planetas.

O Sol estava muito contente e agora só tinha que dar nome a seus novos amigos.

– Você que está tão próximo de mim, como se move tão rápido, se chamará Mercúrio.

– Você, tão grandioso, que está atrás do Mercúrio e gira ao contrário de seus irmãos, se chamará Vênus.

– Oh! – Disse sobressaltado ao ver o seguinte planeta cheio de água e zonas de terra – Eu o chamarei Terra.

– O seguinte planeta que vejo é o menor que a terra e tem cor vermelha, será Marte.

– Você, que tem listras e tem várias luas, darei o nome de Júpiter. Você é o maior de todos, eh?!

– E você, o dos anéis em volta, será Saturno.

– Escute, e você porque gira tão inclinado? – disse o Sol – Um cometa me bateu – respondeu o planeta. Bom, darei a você um bonito nome: Será Urano.

– Ui, e você não fique aí atrás, é o último, gira tão lento ao redor do sol que demora 160 anos para dar uma volta completa. E sua cor é azul. Pois bem, se chamará Netuno.

O Sol estava radiante de contente, mas antes de deixar que os planetas seguissem girando e girando, a senhora Gravidade lhes advertiu:

– Não tenham nenhum medo. Eu estarei vigiando e cuidando para que nada os aconteça.

E, desde então, os 8 planetas giram ao redor do sol que já está feliz porque seus amigos sempre estão com ele no espaço.

* Versão curta baseada no conto de Javier Martín Ferrero. Visto em Guía Infantil.

Dicas de leitura

Na nossa seção Dicas de leitura, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Ideias criativas para aprender sobre os planetas do sistema solar

A história de Chapeuzinho Vermelho contada pelo lobo

Pareamento de planetas e o sol

Sistema solar em miniatura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *