Hoje é o segundo dia em casa após as medidas tomadas pelo governo local que nos obriga a estar isolados em casa. A fim de evitar a propagação do Coronavírus – Covid-19 – vemo-nos em uma situação nova. Relato a vocês como foi a nossa rotina e as várias atividades para fazer com as crianças em casa. Mostramos como é possível levar jornadas tranquilas e cheia de diversão em um apartamento. Lembrem-se, sair não é uma boa opção neste momento.

Então, na publicação anterior, contava a vocês que nosso dia não havia terminado muito bem. A pequena ficou em estado febril, reclamando de dor de cabeça e cansaço. Para o panorama que tínhamos, Laura dormiu razoavelmente bem.

De manhã

A pequena da casa acordou às 8h30 com disposição para brincar. E, com brincadeiras começou a rotina.

Atividades para fazer com as crianças em casa 2 01

Empenhou-se em preparar um café-da-manhã para o urso. Pegou água no banheiro e distribuiu nos diferentes copos e taças que tinha. Uma boa atividade de transferência de líquidos.

des para fazer com as crianças em casa 2 02

Convidei-a para comer algo. Queria maçã. Ajudou a cortar a maçã. Mais uma boa dica de atividade de vida prática. Permitir que a criança prepare o seu próprio lanche contribui para o desenvolvimento da sua autonomia.

des para fazer com as crianças em casa 2 03

Como não estava ainda recuperada, comeu dois pedaços de maçã e se deitou no cantinho de leitura. Pediu que lesse o livro “O Corpo de Bóris“. Quis braços e disse que tinha sono. Então, para as 10h já dormindo e só acordou às 12h.

des para fazer com as crianças em casa 2 04

De tarde

Como dormiu até antes do almoço, podem imaginar que a tarde rendeu muito. Optamos por não oferecer a sesta já que tinha dormido bastante. Como ela também não reclamou de cansaço, nem pediu para dormir, tocamos o barco para frente. Vocês não podem imaginar tudo o que uma criança pode fazer em 6h. Nesse período, muita brincadeira livre e algumas propostas de atividades.

Logo que acordou, optou por fazer uma atividade simples: quebrar ovos com um pequeno martelo. Coloquei os ovos que usamos para fazer pratos nos dias anteriores, cobri-os com plástico a fim de evitar que se espalhasse. Essa é uma atividade que pode ser feita para bebês a partir dos 9 meses até 99 anos. Claro que depende de que uso faça. No nosso caso, era apenas o começo de um mosaico que faremos qualquer outro dia.

des para fazer com as crianças em casa 2 05

Em seguida, almoçamos. A pequena viu seus dois episódios de Daniel Tigre. Ela mesma desligou a tevê e partiu para a brincadeira. “Mamãe, quero pintar os ovos!” A pequena tinha claro o que queria. Desejava pintar os ovos que havia quebrado. No entanto, não tinha ainda nada preparado. Lembrei-me de uns ovos de isopor que havia comprado fazia um tempo. E ela topou na hora pintar ovos de Páscoa.

des para fazer com as crianças em casa 2 06

Embora quisesse pintar ovos, a minha proposta parece que não foi tão animadora pois apenas pintou um dos três ovos que havia oferecido. Então, passamos a outra tarefa. Essa sim a teve muito entretida. Uma pequena caixa com 10 divisões, miçangas coloridas para serem classificadas segundo as cores. Ao terminar, deveria contar quantas miçangas de cada cor havia. Trabalhamos, assim, os números de 1 a 10. Logo, uma proposta de matemática bem legal!

des para fazer com as crianças em casa 2 07

des para fazer com as crianças em casa 2 08

Depois foi a vez de uma atividade de linguagem e coordenação motora fina: fazer uma pulseira de miçangas. Entre as peças, cinco com as letras do nome Laura. Todo um sucesso.

des para fazer com as crianças em casa 2 09

des para fazer com as crianças em casa 2 10

Como vocês podem ver, a filha despertou uma verdadeira máquina incansável. Queria fazer uma e outra coisa. Tenha sempre em conta de que, embora estejamos em uma situação de urgência sanitária e as crianças estejam em casa, esse tempo não é considerado férias. Como pais, podemos nos responsabilizar por acompanhar o desenvolvimento da criança. Como a pequena ontem esteve doente, todas as propostas de hoje eram muito curtas. Podiam ser realizadas com pouco tempo tendo em conta que a filha poderia ter uma recaída a qualquer momento.

Continuando as brincadeiras, ela quis fazer uma atividade de ciências sobre o Coronavírus. Lavar bem as mãos é a principal forma de combate ao vírus. Essa proposta é uma forma autêntica de explicar à criança a importância da higiene das mãozinhas várias vezes ao dia.

des para fazer com as crianças em casa 2 11

Se quiser descobrir como fazer esse experimento, clique no link abaixo:

E, por fim, uma última proposta de linguagem foi escrever o nome próprio com fita adesiva. Para isso, não precisa mais do que imprimir o nome da criança em uma folha em branco e algumas fitas adesivas coloridas.

des para fazer com as crianças em casa 2 12

Achou que o dia tinha acabado? Pois lhes digo que não estava nem na metade. Mas, por aqui acabam as atividades sugeridas. Agora direto ao brincar livre. A sensação do dia foi transformar o cantinho de leitura numa autêntica cabana. A pequena ficou tão entusiasmada que dizia que essa era sua casa.

des para fazer com as crianças em casa 2 14

E, após cuidar dos bebês, tinha que ir trabalhar. Fez de sua mesa de trabalho uma oficina:

des para fazer com as crianças em casa 2 15

O brincar livre, sem dúvidas, a atividade a qual a criança mais tempo se dedica. Isso porque, diferentemente das atividades dirigidas que possuem um objetivo concreto, com um início e um resultado esperado, o brincar livre tem um ponto de começo, mas nunca se sabe quando termina. E aqui era só o começo.

Aliás, o brincar infantil nunca é um contínuo. Há vários parênteses no meio. Enquanto trabalhava, pegou uma caneta e quis pintar a cara. “Mamãe, quero pintura para a cara!”, veio correndo me pedir o material que necessitava. Tinha umas pinturinhas que comprei para a maquiagem de Halloween do ano passado. Deixamos que pintasse e criasse sua própria maquiagem.

des para fazer com as crianças em casa 2 16

Estava pronta para arrasar e ficou super feliz com o resultado. Mas aproveitando toda a bagunça que havia feito, pediu para tomar banho. Excelente!

des para fazer com as crianças em casa 2 17

des para fazer com as crianças em casa 2 18

Enquanto preparava o bolo, a pequena montou um quebra-cabeça.

des para fazer com as crianças em casa 2 19

Ah, e a cabana?! Foi o hit do dia. Entre uma coisa e outra, Laura retomava à cabana. Brincava de mamãe e bebê. Brincamos com ela, todos juntos, um pouco comigo, outros momentos com o pai.

des para fazer com as crianças em casa 2 20

Enfim, poderia dar um monte de sugestões padronizadas de atividades para fazer com as crianças em casa, mas como vocês estão vendo, tudo acontece de uma maneira muito natural, respeitando o ritmo da criança. Antes de jantar, a pequena foi ao quarto. Voltou de lá transformada em uma linda abelha.

des para fazer com as crianças em casa 2 23

Enquanto Laura assistia aos seus episódios da Patrulha Canina, fui arrumar o quarto dela. Entro e encontro esta maravilha:

des para fazer com as crianças em casa 2 24

Quantas coisas incríveis uma criança é capaz de fazer durante um dia de trabalho e diversão. Essa criação vai ficar lá. Amanhã vamos introduzir um novo jogo de criação de mandalas. vamos ver o que acontecerá com esse patinho. Ah, e a cabana também continuará lá montadinha. Com certeza ainda dará muito jogo nos próximos dias.

E por aqui finalizamos o dia com uma boa janta em família e a leitura de alguns livrinhos. Para hoje escolhemos o livro Sulwe, de Lupita Nyong’O.

des para fazer com as crianças em casa 2 22

Para amanhã está previsto chuva e como é domingo, certamente, teremos sessão pipoca. Mas, para a semana muita atividade ao ar livre na varanda do apê. Já estou preparando tudo.

Veja nosso Diário de confinamento. Clique na imagem abaixo!

diario de uma familia em confinamento pelo coronavirus

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Atividade de abotoar e desabotoar

Atividade de trocar fraldas para crianças

Atividades com cores primárias para Educação Infantil

Atividades e brincadeiras com bonecas para Educação Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *