Muito tem se falado do Coronavírus ultimamente. O Covid-19 tem causado o caos no mundo. Temos visto como os governos, com o objetivo de freiar o avanço dos contágios, vem tomando medidas extremas, tais como o isolamento e o confinamento. Fato é que o perigo aí estar e todos somos agentes nessa história para evitar a propagação da doença. Para isso, é importante que saibamos detectar os sintomas e tomar as medidas necessárias. Entretanto, há coletivos aos quais é mais complicado entender a dimensão do problema que temos. Uma boa sugestão é o Covibook, o Coronavírus explicado às crianças.

A psicóloga e professora colombiana Manuela Molina, criadora da página Mindheart, publicou um conto infantil chamado Olá! Meu nome é Coronavírus. Nele, ela explica o que é o Coronavírus e como pode afetar as crianças.

O breve conto é de muita ajuda, para que pais e crianças possam entender melhor o que é o vírus, seus sintomas e tudo o mais que se faça necessário para enfrentar o problema.

Jogo do Coronavírus – lavar bem as mãos

Covibook – o Coronavírus explicado às crianças

Fato é que as crianças merecem entender tudo o que está ocorrendo a seu redor. E é nossa responsabilidade, como seus pais, de explicar-lhes bem o que é o Coronavírus, como evitar o contágio e tudo o mais que possa ocorrer. Afinal, é nossa responsabilidade sua segurança física e emocional.

Através do Covibook, um conto curto para explicar o Coronavírus às crianças, a autora espera que consigamos:

  • Validar as emoções das crianças e permitir-lhes processá-las.
  • Baixar o estado de alerta do cérebro ao mostrar-lhe o vírus através das ilustrações.
  • Reiterar-lhes que seus adultos cuidadores os manterão seguros.
  • Antecipar as medidas de proteção, dando-lhes maior sentido de controle e pertinência.

Enfim, essa é uma forma de informar as crianças e torna-las agentes partícipes do processo de combate ao vírus. Veja o Covibook Olá! Meu nome é Coranavírus.

Deixo também o PDF, se preferir imprimir neste formato:

Veja nosso Diário de confinamento. Clique na imagem abaixo!

diario de uma familia em confinamento pelo coronavirus

História Infantil

Na seção História Infantil, conheça mais sobre o universo da leitura infantil. Há dicas de livros infantis, contos, fábulas, lendas, parlendas, poemas, literaturas de cordel… Além disso, dicas de recursos lúdicos para a contação de histórias. Todo um mundo de possibilidades para incentivar o gosto pela leitura na infância.  É uma oportunidade única de formar sua pequena biblioteca, selecionando livros infantis interessantes.

Author

6 Comments

  1. Ana Lucia Miguel Avelino Reply

    ADOREI O SEU TRABALHO… DE UMA SENSIBILIDADE, PUREZA E A CRIATIVIDADE QUE É ABUNDANTE.
    PARABÉNSSSSSSS!!!!!!

  2. Jane Magali Rocha Alves Reply

    Amei, sou prof cienc ens fundamental e tenho 2 alunos autistas 8 ano, e achei interessante pra trabalhar com eles neste momento de atividades remotas.

  3. Natália Machado Nable Viola Ribeiro Reply

    Também estou encantada com tudo..pra ter ideia estou acordada até as 2h23 olhando um monte de coisas. Sou professora, leciono alguns anos, mas atualmente estou trabalhando com educação infantil, e tudo no site é muito esclarecedor e possuí inúmeras sugestões de atividades, além da parte teórica.
    Sou mãe de um pequeno de 2 anos, e amanhã já irei colocar algumas ideias em prática.
    Estou apaixonada pelo conteúdo! Estão de parabéns.
    Só tenho a agradecer pelo aprendizado.

  4. Lucia Meira de Oliveira Reply

    oi Bom dia estou AMANDO!
    Parabéns! sou Professora Educação Infantil e encontrei bastante Conteúdo!

Deixe Uma Resposta