Contos InfantisDICAS DE LEITURA

Criação do mundo

A criação do mundo

No princípio, o Deus Niame criou o Sol e a Lua dando a eles a forma de cântaros. O Sol era branco e quente, rodeado por oito anéis de cobre vermelho que o faziam brilhar intensamente. A Lua tinha anéis de cobre branco e um brilho de prata. As estrelas nasceram de pedras brilhantes que Deus atirou para o espaço. Para criar a Terra, Niame espremeu um pedaço de barro e como fez com as estrelas, arremessou-o para o espaço. O barro bateu no universo e se achatou. Ficou com o Norte no topo e o restante espalhado em diferentes regiões, igual ao corpo humano quando está deitado de cara para cima.

E Niame continuou a moldar o barro e deu forma a todas as coisas. Igual as mulheres quando confeccionam potes de barro. Colocou os objetos lado a lado, construiu tudo o que existe, como faz o homem que constrói a casa: criou os animais, as plantas, os rios, os mares e tudo que existe no mundo.

Como o Niame vive no céu, preocupou se em criar a chuva, sem a qual os homens não podem viver. Quando a chuva começa a cair, a sensação agradável que ela traz fez os homens dizerem:

– Foi Deus que amaciou o dia.

Niame ficou feliz e criou o arco-íris.

Assim foi criado o mundo.

Veja também

Contos africanos

Seleção de lindas histórias africanas para crianças e adultos. Leia os mais variados contos. Temos certeza de que vocês gostarão tanto quanto nós. Lembre-se de que apresentar a cultura africana a nossos filhos lhes damos a oportunidade de conhecer um pouco mais de nossas origens.

Posts relacionados

Carne de língua

Conto da mulher que tinha uma filha fabricante de azeite-de-dendê

A onça e a raposa

O Caçador furtivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *