cuidado com as plantas montessori

Sou dessas que acredita que construir um melhor futuro de nossa nação depende, completamente, da educação que damos a toda uma geração de crianças. E, aqui, poderíamos abrir inúmeros caminhos para demonstrar como uma educação baseada no respeito e no amor pelo próximo pode ser determinante para construir um mundo de paz. Mas, sem me alongar muito, há tempos, vendo como os espaços verdes vem sendo tomados por construções de edifícios, observo como a necessidade de urbanizar a cidade tem nos afastado da natureza.

Em minha cidade, são poucos os espaços naturais que ainda se conservam e, ainda assim, estão nas áreas periféricas. O que há no centro é um rio poluído, suas margens imundas, as poucas zonas de ócio também tomadas pela sujeira, delinquência e usuários de drogas. Enfim, vemo-nos com a crescente necessidade de retornarmos ao convívio com a natureza, mas sem muitas possibilidades. A impotência é grande.

Tento deixar o meu grão de areia para um mundo de paz através da educação da minha filha. Sempre vamos a parques naturais. Estamos em contato constante com a natureza. E, não apenas isso, tentamos trazê-la sempre para o nosso lar. Em casa temos vários vasos de plantas e, cada vez mais, a pequena se dedica à tarefa de cuidar das plantas.

cuidar das plantas

Por enquanto, ela se responsabiliza por regar as plantas. Compramos um borrifador e um pequeno regador para que essas sejam suas ferramentas para cuidar das plantas. Quando ganhamos flores ou colhemos algumas durante nossos passeios, ela se dedica a preparar arranjos florais e também a manter as flores bonitas, por mais tempo, borrifando água sobre elas.

Essa atividade de vida prática Montessori, que pode ser feita a partir dos 2 anos de idade, é essencial para que a criança cresça respeitando o ambiente natural. Nós nos enchemos de orgulho cada vez que a boa filha, estando em um parque, corre para abraçar uma árvore ou se inclina para beijar uma flor.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Com quantos paus se faz um jogo?

Diversão ao ar livre

6 gravetos e muitas ideias criativas

Arranjo floral de inverno - Vida prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *