Brinquedos e JogosEducação Emocional

Dados das emoções

dados das emocoes 01

Todos vocês sabem que somos fãs dos dados de contar histórias. Por aqui aproveitamos esse super recurso para o brincar em família. A partir do jogo dos dados, fazemos uma sequência de imagens e criamos uma história curta para a Laura. É sempre um momento de muita diversão e aprendizado. Muitos de vocês me escrevem perguntando onde comprar esse material. Então, encontrei os dados das emoções.

Os dados das emoções e usos

Os dados das emoções é um material em questão é composto de 5 dados que podem ser utilizados para trabalhar o reconhecimento das emoções nas expressões faciais. Os elementos retratados são: a alegria, a tranquilidade, o cansaço, a tristeza, o susto/medo e a raiva.

dados das emocoes 02

Os dados das emoções é da Teraplay que sugere augumas possibilidades de uso:

1) Jogue os dados das emoções (aquele par onde um tem os olhos do emoji e o outro, a boca). Observe a carinha que formar. Peça para a criança dizer a que emoção ou estado físico se refere. Pergunte se ele já sentiu aquilo e peça para relatar como foi. Você pode até perguntar que reações notou em seu corpo. Pode também perguntar se se lembra de ter visto outra pessoa experimentando aquela emoção ou estado físico. Aproveite para perguntar como ele sabia o que a pessoa sentia (o que observou: o rosto, a fala, os gestos, a postura etc).

2) Você pode repetir a mesma atividade com os dados do menino (aquele outro par onde um tem os olhos e o nariz do menino e o outro, a boca).

3) Você pode jogar o dado que tem o rostinho inteiro e pedir para a criança tentar montar nos outros dados a mesma expressão.

Com certeza há outras possibilidades interessantes para uso dos dados das emoções. Já me ocorrem umas tantas. Contarei a vocês oportunamente quando tenhamos os dados em casa e possa colocar algumas em prática com a boa filha!

>> Dados das emoções para comprar

Brinquedo de criança

Brinquedo de criança é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Bicicleta com o arco-íris Waldorf

Jogo de dados para reconhecer os números de 1 a 6

Não é necessário acrescentar frustrações artificiais

Nunca diga a uma criança: "Você vai cair daí!"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *