Criação com ApegoSem categoriaSER PAIS

Deixe seus pais envelhecerem sem a responsabilidade de criar os netos

Deixe seus pais envelhecerem

Os pais são um grande pilar quando se tornam avós. As avós são as melhores babás e os filhos são os mais felizes de estar sob o cuidado deles. Mas essa não é sua responsabilidade. Eles já foram pais e educaram. Agora lhes toca desfrutar.

Portanto, deixe seus pais envelhecerem sem a responsabilidade de cuidar de um pequeno todos os dias. Não é tarefa deles. Não é a tarefa de sua mãe, não é seu trabalho. Eles já fizeram isso com você anos atrás.

Sei que muitas avós se sentem honradas por cuidar dos netos enquanto seus filhos ou suas filhas trabalham. Aceite sua ajuda com toda a gratidão, mas não abuse. Não roube seus anos.

Deixe-os envelhecer com o mesmo amor que eles deixaram você crescer. Deixe-os contar as mesmas histórias uma e outra vez. Deixe-os que as contem aos netos. E quando você os escutar, faça-o com a mesma atenção, paciência e interesse que eles quando escutavam as suas histórias de pequenos, como escutam as de seus netos.

Deixe-os aproveitar o tempo. Deixe-os fazer as coisas que desejam fazer nos últimos anos de sua vida. Eles o merecem. Trabalharam tanto para ter mais cargas por hora. São seus pais e sempre se preocuparão e estarão aí para seus filhos. Sempre estarão nas urgências, sempre responderão ao telefone. Sempre poderão chegar à casa e ajudar você. Sempre terão dinheiro extra para você. Mas não lhes de outra responsabilidade mais. Eles a criaram para fazê-la independente. É sua vez de fazer o mesmo com seus filhos, sem abusar dos avós.

Ser mãe é uma mudança enorme. Há que adaptar-se, fazer-se forte e ter aliados. Ser mãe, estando sozinha, é muito difícil e a primeira pessoa que está aí para ajuda-la é sua mãe.

Ela, seguramente, será a mais feliz de ajudar. Sua vida inteira se reflete nesses pequenos que alegram seu dia. Estou segura de que as avós que decidem cuidar de seus netos enquanto as filhas trabalham o fazem com todo o amor do mundo. Esse trabalho se torna sua razão de ser e, dificilmente, dirão que não. É aí onde nós, como pais, temos que ajuda-los, tendo em conta de que já não tem a mesma energia, nem a paciência.

Logo, se é uma das sortudas, se seus filhos estão crescendo criados pelos avós e sua maternidade está sendo acompanhada de sua mãe, não abuse de seus últimos anos. Retorne tudo o que faz por você. Faça-a feliz como ela o fez em seus primeiros anos. Respeite seu espaço,s eu tempo e seus limites como o fizeram alguma vez com você.

As avós poderão ajudar a criar os filhos porque seu coração é tão grande que o fazem sem pensar. Mas é sua responsabilidade cuidar de seu filho.

* Texto de Danielle Tridenti (@danielletridenti)

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Posts relacionados

Coisas normais que são um luxo para as mães

Sobre a Atmosfera do Lar

5 atividades para fazer com as crianças nas férias

A escravidão da mamadeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *