Atividades de alfabetizaçãoDICAS DE LEITURALivros infantis

Deu zebra no ABC, um abichodário divertido

deu zebra no abc 02

Deu zebra no ABC é, sem dúvidas, o melhor livro que podemos dar a nossas crianças quando estão aprendem a identificar os sons das palavras. Para pais e mães montessorianos, esse é um livro indispensável para trabalhar a consciência fonológica com nossos filhos a partir dos 2 anos e meio de idade.

Fernando Vilela é o autor desse divertido “abichodário”, um abecedário dos animais. A lista de bichos passa pelas 26 letras do alfabeto. Um animal interagem com o outro e as páginas estão interligadas pelas imagens dos diversos bichos. Após a última letra, aqueles que ficaram de fora do livro, protestam contra o autor, o que provoca um desfecho inesperado.

Laura gosta muito desse livro porque, através dele, conhece o nome de outros animais. E, não só isso, vai aprendendo as letras do alfabeto. A cada letra, o autor faz um jogo de sons que ajudam a reforçar o seu som. Por exemplo: “ANTA, que Agarrou o rabo do BURRO, que Beijou a Barriga do camelo…”

Como já contei a vocês, por aqui estamos dando uso à caixa de sons Montessori. Logo, esse livro é um reforço e tanto para trabalhar a consciência fonológica. Antes mesmo da criança aprender a grafia e o nome das letras, aprende seus sons.

Sem dúvidas, um livro recomendadíssimo! Ah, e depois de tanto ler o livro, uma atividade fácil e simples para brincar com as letras do alfabeto. Confiram no link abaixo:

  • Atividade para aprender o alfabeto completo

Dicas de leitura

Na nossa seção Dicas de leitura, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

Posts relacionados

Zumbi o pequeno guerreiro

Fazer as letras do alfabeto com o corpo

Alfabeto unicórnio para imprimir

O Saci Pererê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *